RIO

Uma iniciativa importante foi tomada em Itororó esta semana. Itororoenses de todos os seguimentos estão se mobilizando em prol de uma solução para a situação que o Rio Colônia enfrenta hoje em nossa região. Utilizando um grupo do aplicativo Whatsapp intitulado “S.O.S RIO COLÔNIA” os participantes tem discutido idéias e buscando soluções para o caso.

O primeiro passo foi dado na manhã desta terça-feira, 24, quando membros do grupo “S.O.S RIO COLÔNIA” e membros da Maçonaria de Itororó se dirigiram para a região do Colônia para averiguarem a real situação em que se encontra as nascentes desse Rio tão importante. Segundo um levantamento bem abrangente feito pelo SAAE de Itororó anteriormente na região citada, existem diversas nascentes do Rio nas proximidades da região do Colônia.

O Rio Colônia estende o seu percurso por mais de 120 quilômetros, banhando os municípios de Itororó, CaatibaItambéItapetingaItaju do Colônia e Itapé. Neste ponto, ele perde suas forças para o Rio Salgado e a sua identidade para o Rio Cachoeira. O Rio Colônia teve suas três nascentes constatadas e reconhecidas por uma equipe da Universidade Estadual de Santa Cruz, no ano 2000 e, imediatamente, mapeadas como os mananciais formadores da bacia do Rio Colônia que vai se transformar em Rio Cachoeira. De lá para cá muito pouco se foi feito para que o Rio Colônia se mantivesse vivo. Na foto acima, postada na rede social do músico Murilo Amorim foi possível observar a situação que em se encontrava o Rio na região do Macuco no último dia 18 de novembro.

Na próxima sexta-feita, 27, uma importante reunião quem contará com a participação de toda a população acontecerá no CETEP a partir das 18hs. Informações do Blog Itororó Já

Compartilhe em suas redes sociais!