greve uesb

Após horas de negociação com o Movimento Docente em uma reunião que terminou às 5h, o governo garantiu a revogação da lei 7176/97 (com prazo de até 60 dias para submeter a Assembleia Legislativa da Bahia); 100% das promoções, progressões de carreira e mudança de regime de trabalho; um GT para discutir orçamento. A avaliação é positiva. As associações dos docentes das quatro universidades consideram que a ocupação foi vitoriosa.

Banner Casabella

Depois de muito tensionamento nos três dias de ocupação da Secretaria da Educação (SEC), graças à coragem e disposição para a luta de professores e estudantes, a greve das Universidades Estaduais da Bahia pode estar a um passo de importantes conquistas. O resultado do movimento paredista, acordado com o governo e seus representantes, já na madrugada deste sábado (18), poderá trazer vitórias a históricas bandeiras de luta da categoria docente. Entre essas conquistas estão a revogação da autoritária Lei 7176/97, os direitos trabalhistas assegurados e a implantação da Estatuinte na Uneb. Para que a greve acabe, agora a nova contraproposta do governo será levada as Assembleias Gerais dos professores de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. O Comando de Greve da ADUNEB irá defender a aprovação do documento e o encerramento da greve. As assembleias acontecerão nesta próxima semana.

O último dia de ocupação, sexta-feira (17), foi marcado pela tensão e disposição do Movimento Grevista para o enfrentamento, inclusive, a uma possível repressão militar da Rondesp. A corporação tentou intimidar professores e estudantes afirmando que tinha autorização para desocupar o local. Diante da força e coragem da comunidade acadêmica, que mostrou disposição para resistir, na tentativa de evitar uma tragédia, duas reuniões extraordinárias foram realizadas pelo governo ao mesmo tempo. A primeira com os docentes e a segunda para tratar da pauta específica do Movimento Estudantil.

Na Uesb, o Comando de Greve da Adusb se reunirá na segunda-feira (20) para avaliar a minuta de acordo e definir a data da próxima assembleia, que tem previsão de acontecer ainda essa semana no campus de Jequié. A greve na UESB continua! A reunião do Fórum das ADs será realizada na terça-feira (21) às 14h, em Feira de Santana. A versão final da minuta de acordo, com os seus anexos (quadro de vagas e posição do governo sobre a minuta do PL do movimento docente), será encaminhada na segunda-feira pela SEC, e disponibilizada para conhecimento e análise da categoria.

Compartilhe em suas redes sociais!