Em greve por tempo indeterminado, professores da Uesb protestaram em frente ao campus de Itapetinga.

Em greve por tempo indeterminado, professores da Uesb protestaram em frente ao campus de Itapetinga. Foto Sudoeste Hoje

Os professores da UESB trancaram os portões dos três campi da instituição, nesta quarta-feira (13), como forma de marcar o início da greve. A partir de hoje, os docentes suspenderão suas atividades por tempo indeterminado. A categoria reivindica direitos trabalhistas e aumento no orçamento das Universidades Estaduais.

Segundo a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), “o orçamento destinado pelo Estado não é suficiente para garantir o funcionamento das Universidades. Faltam professores, materiais para laboratórios, salas de aula, combustível, tinta para impressão, recursos para projetos de pesquisa e extensão. Para que as Universidades continuem a realizar suas atividades é preciso que o governo amplie o orçamento das Instituições de 5% para 7% da receita líquida de impostos”.

Com a deflagração da greve no dia 7 de maio, a reunião entre representantes governamentais e o Movimento foi adiantada para essa segunda (11). Contudo, a Adusb aponta que nada de novo foi apresentado. “O governo se recusa a ampliar o número de professores, realizar o pagamento dos direitos trabalhistas e destinar mais recursos necessários para o orçamento das Universidades”, afirma a Associação dos Docentes.

No dia 19 de maio, os professores da UESB, UESC, UNEB e UEFS farão um ato público em Salvador para cobrar uma proposta concreta do governo para os problemas das Instituições.

Feira-do-Lar (1)

Compartilhe em suas redes sociais!