Centro Pestalozzi de Reabilitação, da Fundação José Silveira, é a única clinica da Bahia em casos de autismo.

Centro Pestalozzi de Reabilitação, da Fundação José Silveira, é a única clinica da Bahia em casos de autismo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é celebrado mundialmente no dia 2 de abril, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce e das terapias adequadas. Esses são os serviços disponibilizados pela Fundação José Silveira (FJS) para a população no Centro Pestalozzi de Reabilitação, na Ribeira, Salvador, onde funciona a Clínica de Estudo e Tratamento para o Autismo, única do gênero na Bahia especializada na atenção à saúde e em ações complementares de saúde. Para comemorar a data, a instituição realizará, na próxima quinta-feira, uma programação especial, com a participação de pais, cuidadores, alunos, pacientes e profissionais da unidade.

 

A primeira atividade é a Caminhada Azul, cor em alusão ao Dia Mundial do Autismo, das 8h às 9h, no quarteirão onde fica o Pestalozzi. Em seguida, as crianças com autismo em tratamento farão demonstrações de capoeira e basquete. Para conhecer o universo autista, pais e cuidadores vão vivenciar experiências em cinco salas sensoriais que buscam reproduzir as sensações vividas pelo autista no seu dia a dia, tais como alteração da sensibilidade tátil, hiperatividade e rejeição ao toque, entre outras. Ao final da manhã, das 11 ao meio-dia, haverá uma palestra sobre o autismo, momentos de debate e aprofundamento e distribuição da cartilha produzida pelo Centro Pestalozzi de Reabilitação, com informações sobre o transtorno.

 

No Brasil existem cerca de dois milhões de pessoas com autismo, metade sem diagnóstico, segundo estimativas dos órgãos de saúde. O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Compromete a comunicação, a socialização e o comportamento do indivíduo. Quando mais cedo o transtorno é diagnosticado e tratado, maiores são as possibilidades de assegurar às pessoas com autismo mais qualidade de vida.

 

O Centro Pestalozzi de Reabilitação oferece atendimento multidisciplinar, permitindo que o paciente realize em um único local todas as terapias necessárias para o seu desenvolvimento. O atendimento especializado é oferecido gratuitamente. A unidade também disponibiliza tratamento para pacientes com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

Compartilhe em suas redes sociais!