Descarte de material hospitalar usado, com seringas com agulhas e resto de medicamentos foram descartados em via pública, ao lado do Colégio Adventista e 14ª Dires. Quem cometeu esse ato criminoso?

Descarte de material hospitalar usado, com seringas com agulhas e resto de medicamentos foi feito em via pública, ao lado do Colégio Adventista e 14ª Dires. Quem cometeu esse ato criminoso?

Na manhã desta terça-feira, funcionários da empresa Vita Ambiental, que faz a coleta de lixo em Itapetinga, foram surpreendidos com a presença de lixo hospitalar descartado nas proximidades do Colégio Adventista e da 14ª Dires, contendo seringas descaráveis com agulhas e outros materiais já utilizados, em plena via pública.

Imediatamente, a empresa prestou queixa no Complexo Policial contra o ato criminoso, cujo autor ainda é desconhecido, acionando também a vigilância sanitária, na pessoa da Sra. Cacileide Araújo, funcionária da 14ª Dires, que solicitou à Vita Ambiental o recolhimento e armazenamento do material, no depósito da empresa, para posterior análise e investigação da sua procedência.

Em contato com a nossa redação, preposto da Vita Ambiental informou que o material já foi recolhido de forma adequada por funcionário da empresa, sendo colocado no seu depósito, à disposição das autoridades.

De acordo com a legislação, todo o lixo desta natureza, descartado por clínicas, hospitais e postos de saúde, não podem ser colocados em vias públicas, pelo risco de transmissão de doenças à população, ficando também proibido o seu descarte em aterros sanitários e lixões.

É dever da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, adotar medidas para coibir e punir essa prática ilegal, além de oferecer as condições sanitárias próprias para descarte desse tipo de material, sem colocar em risco a saúde da população e de quem realiza a coleta.

Só que aqui, ninguém faz nada…

Por Davi Ferraz

Logomarca HB Sementes

Compartilhe em suas redes sociais!