Na 14ª Dires em Itapetinga, servidores estão apreensivos quanto ao futuro do órgão, que pode ser fechado.

Na 14ª Dires em Itapetinga, servidores estão apreensivos quanto ao futuro do órgão, que pode ser fechado pelo governo.

Assim como as Direcs, Derba, EBDA e outros órgãos da administração direta do Governo do Estado, as Dires também estão linha de corte do governador eleito Rui Costa (PT), podendo ser extintas ou ‘reestruturadas’, concentrando suas atividades em alguns núcleos regionais que deverão permanecer nos principais polos do interior do Estado, como Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, dentre outros.

Criadas nos anos 80 para interiorizar as ações da Secretaria Estadual de Saúde, as Diretorias Regionais de Saúde (Dires) vêm perdendo as suas antigas atribuições para as secretarias municipais de saúde, o que as levou ao quase total esvaziamento e perda de importância, na estrutura do governo estadual.

Mesmo assim, as Dires são objeto de cobiça e disputa entre os caciques políticos locais e regionais, que usam a sua estrutura para ‘acomodar’  correligionários nos poucos cargos de livre nomeação que ainda restam.

Em Itapetinga, antigos servidores da 14ª Dires estão apreensivos com as informações desencontradas que recebem, dando conta de que poderão ser transferidos para Vitória da Conquista ou até mesmo colocados às disposição do município.

Pelo sim, pelo não, é bom que fiquem atentos, pois a disposição de Rui Costa é enxugar a máquina administrativa do Estado, cortando gastos de todos os lados.

O homem é uma verdadeira ‘tesoura humana’…

Por Davi Ferraz

 

Compartilhe em suas redes sociais!