Imagem do Parque Poliesportivo da Lagoa, na tarde deste sábado. Foto Rubinho Nova

Imagem do Parque Poliesportivo da Lagoa, na tarde deste sábado. Foto Rubinho Nova

ITAPETINGA: Ao contrário das demais cidades da região, onde as chuvas das águas chegaram para valer, em Itapetinga tem chovido bem abaixo do esperado, apesar das previsões dizerem o contrário.

Itapetinga faz parte de uma região agro-pastoril e depende exclusivamente das chuvas fortes, para viabilizar a sua principal atividade, a pecuária de corte e leite.

As chuvas fracas e esporádicas, molham as pastagens, mas não enchem os açudes, rios e córregos, criando a chamada ‘seca-verde’, que é extremamente prejudicial à pecuária.

Conversamos com um experiente pecuarista e ele explicou o seguinte: “com as chuvas fracas o broto do capim nasce, mas acaba apodrecendo e morrendo, se as chuvas não forem contínuas, o que acaba sendo pior, pois o fazendeiro vai precisar plantar capim o de novo e torcer para que chova por um bom período”, concluiu.

A previsão para este sábado, feriado de 15 de novembro, era de chuva forte com trovoadas e relâmpagos. As trovoadas e relâmpagos se confirmaram, mas a chuva veio fraca, agora no início da noite. Vamos torcer para que chova bem, porém sem transtornos para a cidade e a população.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!