Foto Sudoeste Hoje

Foto Sudoeste Hoje

ITAPETINGA: De acordo com as regras do jogo político, na Bahia ou em qualquer estado, quem faz as indicações para os cargos de confiança e as contratações no interior, são os deputados da base governista mais votados nas cidades e nas regiões.

Diante desta óbvia constatação, a primazia das nomeações em Itapetinga e região caberá aos deputados Antônio Brito (PTB) e Rosemberg Pinto (PT), sendo que  este último  já vinha comandando as nomeações desde 2011, como a Direc 14, CSU, ADAB, secretarias escolares e tantos outros, e que agora vai ter que abrir mão de alguns, o que vem causando preocupação ao grupo de Zé Carlos, que detém a maioria desses cargos.

Com a maior votação no município e região, o deputado federal Antônio Brito, evidentemente, vai querer lançar mão da sua cota, a mais significativa, diga-se de passagem, até mesmo porque muitos dos que o apoiaram e fizeram sua campanha na região, estão fora do governo e agora aspiram posições na administração estadual.

Com isto, o bolo deverá ser repartido, com a participação de novos personagens, como Kátia Espinheira, que teve participação importante na campanha de Antônio Brito, apoiando Dilma no segundo turno, a pedido do próprio deputado. Para levar em frente o seu projeto político e fortalecer o seu grupo, Kátia está de olho na Direc 14, que hoje está com Rosemberg Pinto, mas que poderá mudar de mãos, se Brito assim o exigir.

A Ciretran, que vinha sendo dominada por Ronaldo Carletto (PP) e seu grupo, pode também mudar de mãos, já que a votação do ex-deputado de Zé Elias foi para a lona em Itapetinga, nessas eleições. Segundo informações, já tem gente do próprio órgão de olho no cargo.

Muita gente pode estranhar, mas é essa a regra e o objetivo do jogo.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!