size_590_marina-aecio

A última pesquisa feita pelo instituto Datafolha antes das eleições deste domingo aponta que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ultrapassou Marina Silva, do PSB, e agora é favorito para disputar o segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o instituto, o tucano tem 26% das intenções de votos válidos (excluídos brancos e nulos), contra 24% da ex-senadora. Dilma lidera com 44%.

Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, Aécio e Marina estão tecnicamente empatados. Porém, a cronologia das pesquisas mostra duas candidaturas em trajetórias completamente opostas: no levantamento feito no dia 3 de setembro, quando o tucano marcava 14% das intenções de votos, e a ex-senadora, 34%.

De acordo com os números do instituto, Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Os demais candidatos, juntos, alcançam 1%. Outros 4% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo, e 4% disseram que ainda não têm um candidato definido.

O Datafolha também simulou um segundo turno entre Dilma e Aécio: a petista venceria por 48% a 42% (em votos válidos, 53% a 47%). Contra Marina, a petista ganharia por 49% a 39% (55% a 47%, válidos).

Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01037/2014. O instituto entrevistou 18.116 eleitores nos dias 3 e 4 de outubro.

Compartilhe em suas redes sociais!