imagesd-horz

Nos anos 60, o conhecido fazendeiro Rafael Almeida fazia um relato das suas constantes mudanças, de um lado para o outro, determinando até o tempo que morou em cada lugar. Adepto dos exageros, por assim dizer, entusiasmou e narrou aos seus atentos interlocutores, no antigo ‘Bar Colonião’ (ali onde fica a Coopardo): “morei 20 anos em Itororó, 12 na fazenda, 16 em Itapetinga, 9 em Salvador, depois voltei para Itapetinga morei mais tantos anos…”, e por aí vai.

Atento e gozador, o ‘velho Davo’, meu pai, anotou tudo, passou a régua, fez a soma, e interrompeu seu amigo do peito, no meio da sua eloquência: “péra aí, Rafa, fiz a soma aqui, e desse jeito você já passou dos 100 anos…”. Rafael tinha cerca de 50 e poucos anos de idade. Esta ‘história’ virou brincadeira entre os fazendeiros daquela época, sendo contada até hoje.

Como filho, e legítimo ‘herdeiro’ das brincadeiras e gozações do meu velho pai, venho observando o atual cenário político em Itapetinga e as expectativas de votos de cada candidato que aparece por essas bandas, cujos exageros me reportam à história acima narrada.

Fiz a soma dos votos esperados por cada um deles, embalados pelo otimismo dos seus cabos eleitorais, e cheguei à conclusão de que nessas eleições, teremos mais votos do que eleitor no município. Confira as expectativas desses cabos eleitorais, para os candidatos a deputado estadual que apoiam:

Rosemberg Pinto (PT) – de 8 a 10 mil votos mil votos; Herzem Gusmão (PMDB) – de 5 a 6 mil votos; Timóteo Brito (PSD) – de 4 a 5 mil votos; Heraldo Rocha (DEM) – de 3 a 4 mil votos; Sandro Regis (DEM) – de 1.000 a 1.500 votos; Coronel Serpa (PTdoB) – de 2 a 3 mil votos; Eduardo Sales (PP) – 1.000 votos; Maricélia Macedo (PEN) – de 1.500 a 2 mil votos votos; Fabrício Falcão (PCdoB) – de 1.200 a 1.800 votos; Ticolô (PSDB) – de 500 a 1.000 votos.

Adicionei os cerca de 40% dos votos que são pulverizados (pinga-pinga) para candidatos desconhecidos, apoiados por evangélicos, parentes, amigos, conterrâneos e outros, passei a régua, e calculei que de acordo com o entusiasmo dos candidatos e seus cabos eleitorais, teremos cerca de 50 mil votos apurados para deputado estadual em Itapetinga.

O número de eleitores habilitados no município é de cerca de 44 mil, mas pouco mais de 33 mil votos são apurados para deputado estadual. Pelo visto, está sobrando otimismo ou tem gente vendendo caro o seu peixe.

Haja ‘póca urna’…

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!