BRITIS

O Ministério da Saúde, as Secretarias da Saúde do estado e do município e a Fundação José Silveira lançaram hoje no final da tarde o teste rápido da Tuberculose na Praça da Revolução, em Periperi, dando sequência à Campanha Nacional de combate à doença.

A iniciativa de unir todos esses segmentos foi do presidente da Frente Parlamentar pela luta contra a Tuberculose, deputado Antonio Brito (PTB-BA), e nesse primeiro dia, 250 pessoas se submeteram ao teste. A Bahia é o terceiro em casos da doença e é o terceiro também em receber o maior número de aparelhos para o teste rápido. São três para hospitais de Salvador e um para Feira de Santana.

O novo teste utiliza a técnica de biologia molecar para detectar a doença em até duas horas, com a vantagem de identificar o tipo de bactéria que está agindo e índice de acerto de até 99%. Os testes anteriores demoravam de 30 a 60 dias para dar o resultado, e mais 30 para identificar a resistência da bactéria.

O deputado Antonio Brito espera uma revolução no tratamento da doença e no combate ao preconceito com o novo teste: “A união de órgãos públicos com entidades da área da saúde é a fórmula para o sucesso da luta no tratamento da Tuberculose, que a cada ano acomete mais de 70 mil pessoas. É preciso se prevenir, se tratar e acabar com o preconceito”.

Durante o evento, Dráulio Barreira, representante do Ministério da Saúde, anunciou que Antonio Brito foi escolhido para representar o Congresso Nacional no Encontro Mundial da Tuberculose no mês de outubro, em Barcelona, para relatar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Frente Parlamentar pela luta contra a doença.

Compartilhe em suas redes sociais!