david-ferraz-blog

ITAPETINGA: Neste domingo, o conceituado Blog do Fábio Sena, de Vitória da Conquista, trás uma matéria relatando o nosso trabalho como editor do Sudoeste Hoje, que vem repercutindo e ganhando força em todo o Estado, nesses 5 anos de existência. Confira, na íntegra, a matéria intitulada “Davi Ferraz, um blogueiro pedra no sapato dos poderosos”, de autoria do jornalista Fábio Sena:

Em uma cidade onde a oposição praticamente não existe e na qual o governo atua sem uma fiscalização mais acirrada, a imprensa acaba cumprindo um papel político e social de oposição. É o que acontece em Itapetinga, onde o site Sudoeste Hoje tem inviabilizado o sono tranquilo da Administração Municipal, do prefeito ao secretário, com acompanhamento de cada ato administrativo, denunciando mazelas e cobrando soluções. O editor do blog, David Ferraz, advogado por formação, recebe diariamente uma enxurrada de impropérios – impublicáveis – por ter atraído para si a responsabilidade de “olhos da nação”, como queria Rui Barbosa.

E é por conhecer por dentro o funcionamento da máquina pública – ele já foi vereador, secretário municipal três vezes, foi assessor jurídico da Prefeitura e da Câmara, chefe da Ciretran e da agência da Previdência Social – que sua atuação ganha conteúdo político que os governantes não podem desprezar. E não desprezam. Afinal, privada e publicamente, não falta quem o aborreça com ameaças e xingamentos, o que não o faz retroagir um passo sequer nas denúncias que faz por meio do blog, um dos mais acessados da região, um dos mais temidos pelos seus desafetos.

O Blog do Fábio Sena conversou com Davi Ferraz sobre os riscos de sua atividade político-jornalística em Itapetinga e ele, com a franqueza característica, afirmou: “Tem dias que eu acho que sou louco”. Tudo para demonstrar que o blog vem cumprindo seu papel, mas despertado ódio nos governantes. “Quando fizemos o blog foi se propondo a denunciar coisas que acontecem na Prefeitura e na Câmara Municipal. Isso tem despertado um ódio muito grande do pessoal da situação, porque meu blog é independente, não tenho compromisso partidário com ninguém, denuncio o que foi necessário denunciar, as mazelas do poder, e isso incomoda”.

Assim, atuando tão fortemente na denúncia diária – dizem que ele já derrubou quase todos os secretários da administração petista – não é de estranhar que o taxem de membro da oposição, condição que ele não absorve. “A gente passa a ser olhado de forma diferente, muitos não gostam, tem gente que diz lá que eu sou a oposição. Não sou vinculado a nenhum partido. Faço coisas que, talvez, não fosse da imprensa, que seria dos partidos. Mas ajudo a despertar isso. O pessoal da oposição está mais consciente dos problemas da cidade, mas Itapetinga é uma cidade que tem muita mazela, muita corrupção, muita mesmo, e isso não passa despercebido pelo meu blog. A gente acaba pagando por isso. Não sei se é coragem ou o que é: tem dias que eu acho que sou louco”.

A vida de blogueiro de Davi Ferraz é dividida entre o colher notícias e defender-se dos ataques que sofre dos poderosos. “Quando não têm resposta para uma denúncia, tentam desqualificar quem denunciou. É a estratégia que eles usam. Mas tenho uma coisa a meu favor: participei 25 anos da Administração Pública e ando de cabeça erguida. Nenhum deles jamais disse que fui desonesto. Fui chefe de Ciretran, chefe da agência da Previdência Social, chefe de gabinete, assessor jurídico da Prefeitura e da Câmara. Eu exponho todas as mazelas deles. Mas é preciso fazer. Se eu recuar, fico desmoralizado. O caminho já foi traçado e sigo até o fim. Já houve agressão, já houve ameaça, políticos ameaçando, vereador falando bobagem em rádio, pessoas tentando desqualificar”. 

Compartilhe em suas redes sociais!