FAZENDA EUJÁCIO

A empresa baiana Eujácio Simões Agropecuária (Esal) será homenageada pela contribuição à melhoria genética da pecuária brasileira durante comemorações dos 80 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), na Exposição Nacional de Zebu, em Uberaba (MG). O evento acontece a partir de 3 de maio.

A Esal atingiu a marca de produção de cerca de 15 mil animais melhoradores – por meio de controle genealógico próprio –, que se espalharam por todo território nacional. A medida permitiu a produção de bovinos destinados ao abate alcançarem o ponto ideal com dois anos de idade, quando nos anos 50 precisavam de quatro anos.

Para desenvolver o trabalho, a empresa montou, inicialmente, centros de desenvolvimento genético em Itapetinga, no conjunto de fazendas União e Estrela do Oriente. Posteriormente, criou outros núcleos como disseminadores da atividade, com a implantação da fazenda Carabão, em Prado, no extremo-sul, nos anos 60, e as King Ranch e Terra do Sol, em Santana, no oeste baiano, nos anos 70, os quais foram responsáveis pela melhoria genética dos rebanhos regionais, que ainda tinham influência do gado disseminado por Garcia D’Avila.

No final dos anos 80, a Esal buscou a democratização das vendas de seus produtos, com implantação de um funcional espaço de leilões destinado a realização de vendas presenciais, que contavam com financiamento próprio da empresa, o que facilitou mais ainda o acesso dos pequenos produtores aos animais melhoradores.

Compartilhe em suas redes sociais!