DDDD

Centro Pestalozzi de Reabilitação realiza atividades para alertar sobre o autismo. Foto FJS

Estima-se que uma em cada 5 crianças sofre de autismo, segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico da doença no Brasil é difícil e tardio, seja por desinformação ou porque os sintomas são menosprezados. Este transtorno global afeta a socialização, a capacidade de comunicação e o comportamento do indivíduo.

Na passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), decretado pela ONU, a Fundação José Silveira (FJS) alerta para a importância do atendimento especializado e precoce. A instituição oferece tratamento gratuito à comunidade na Clínica de Estudo e Tratamento do Autismo, instalada no Centro Pestalozzi de Reabilitação, na Ribeira.

Para celebrar a data, pacientes, familiares e colaboradores da instituição realizaram uma caminhada nas adjacências da unidade, nesta quarta-feira (2). Em seguida, professores das redes pública e privada assistiram a uma palestra, quando receberam orientações para que possam identificar os sintomas e apoiar estas crianças.

Para chamar a atenção da sociedade, a unidade será iluminada na cor azul, que representa o autismo. “O Pestalozzi é pioneiro na Bahia na oferta de uma assistência multidisciplinar ao paciente, que tem acesso às terapias necessárias em um só local”, enfatiza a superintendente da Fundação, Leila Brito.

Compartilhe em suas redes sociais!