Sonho de Zé Carlos é repetir o palanque eleitoreiro do Saúde em Movimento de 2010

Sonho do prefeito Zé Carlos é repetir o palanque eleitoreiro do Saúde em Movimento de 2010.

ITAPETINGA: Nesta segunda-feira (10), o governo federal realizou cerimônia de lançamento da campanha de vacinação nacional contra o HPV, e todas as secretarias municipais de Saúde foram orientadas para programar a vacinação nas escolas, a partir do dia 10 de março, devendo as instituições de ensino informar  aos pais ou responsáveis, com antecedência, a data de vacinação. A vacina, que será aplicada em meninas de 11 a 13 anos de idade, custa, na rede particular, R$ 500 reais, e deve ser tomada em três doses, para combater o vírus do HPV, transmissível sexualmente.

Em todo o Brasil, a campanha já teve início na última segunda-feira, mas em Itapetinga a Secretaria Municipal de Saúde não deu a menor importância, priorizando o programa eleitoreiro do governo do estado, o “Saúde em Movimento”, que apesar de trazer alguns benefícios para a população mais carente, deixa um rastro enorme de problemas e é utilizado como palanque eleitoral para o governador e seus candidatos. Não é à toa que o Saúde em Movimento só aparece de quatro em quatro anos, acompanhado de toda a caravana política do governador.

Enquanto isto, as vacinas da campanha nacional contra o HPV estão estocadas na 14ª Dires, à disposição da Secretaria Municipal de Saúde, desde a semana passada, mas ninguém se dispôs em ir buscá-las e dar início à vacinação, no prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Sabe-se que a enfermeira responsável pelo setor se encontra “de folga” e que a vacinação contra o HPV não tem data para ser iniciada no município, por incompetência, descaso, despreparo e má fé.

Ninguém duvida, entretanto, que a maior parte dessas vacinas irão para o lixo e que os relatórios e o resto da papelada serão encaminhados ao Ministério da Saúde, rigorosamente “nos conformes”, demonstrando o “sucesso” da vacinação.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!