Sudoeste Hoje/Agecom

O projeto de requalificação da Barra, ainda em andamento, e organização do Carnaval tem chamado a atenção dos turistas e baianos que têm circulado pelo Circuito Dodô antes, durante e depois da folia. Um dos destaques é o piso compartilhado, que já provou sua resistência à passagem de trios e foliões. O público também ressaltou a limpeza, ordenamento dos ambulantes e a segurança em todo perímetro do Carnaval.

Naturais de Almenara, Minas Gerais, Rivana Matos Campos e seus amigos aproveitaram a manhã para tomar um banho de mar e se recuperar da noite de festa. O grupo está hospedado em um flat na Barra e elogiou as mudanças no bairro. “É a primeira vez que venho a Salvador, mas outras pessoas do grupo têm falado muito sobre as mudanças positivas, como o novo piso que deixou o local mais bonito e a limpeza. Realmente está muito bom”.
Sua amiga Edna Porto conhece Salvador de outros carnavais. Ela lembra que antes havia muitos ambulantes acampados nas ruas, o que acabava até dificultando a circulação dos pedestres. “A organização nessa área foi uma das coisas que mais me chamou a atenção este ano. Está bem melhor. A gente percebe claramente que muitas coisas melhoraram na cidade”, diz Edna.
Morador da Barra, o pedagogo Robert Nascimento está muito satisfeito com as obras de requalificação do bairro. No Carnaval ele acredita que o destaque maior é a limpeza, tanto na Barra como Centro é a limpeza. “Não existe comparação com outros anos. Não só a rua está mais limpa, como as praias aqui do bairro. Isso é muito bom não para quem vive aqui como para os turistas que visitam nossa cidade”.
Obras – O trecho da Barra que recebe o Carnaval ainda vai receber, após a festa, intervenções de paisagismo, colocação de mobiliário urbano e nova iluminação. Essa etapa corresponde ao trecho entre o Barra Center e o Farol. A segunda etapa vai até o porto. Toda a obra vai ficar pronta até junho. Entre as obras de requalificação já realizadas no local estão o cabeamento subterrâneo das redes de água e esgoto, luz e gás, colocação do piso compartilhado para pedestres e veículos, escadarias e rampas de acesso à praia e novas balaustradas.
As obras de requalificação da Barra são executadas pela Construtora Odebrecht, vencedora da licitação para elaboração do projeto básico e executivo, com investimento total de R$57.705.106,00. Metade dos recursos é investimento próprio da Prefeitura. O trecho entre o Barra Center e o Farol da Barra compreende a primeira etapa do projeto.
Sudoeste Hoje/Agecom

Compartilhe em suas redes sociais!