chume

O Globo

PARIS – Piorou o estado de saúde do ex-piloto Michael Schumacher, que bateu com a cabeça em uma pedra ao cair enquanto esquiava nos Alpes franceses, neste domingo, e sofreu traumatismo craniano. O estado do alemão foi piorando ao longo do dia e ele entrou em coma. Schumacher tem uma hemorragia cerebral e está em estado crítico.

O Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, onde o alemão está internado, divulgou, em comunicado, que o alemão chegou já em coma, com ‘traumatismo craniano grave’ e passou por uma neurocirurgia de emergência. O hospital marcou uma coletiva de imprensa para às 11h desta segunda (8h de Brasília) para dar mais detalhes sobre o estado do ex-piloto.

chume 2

Schumacher esquiava no resort de Méribel, nos Alpes franceses. O acidente ocorreu às 11h07m (8h07m, no horário de Brasília). O sete vezes campeão de Fórmula 1 bateu com a cabeça em uma pedra e foi levado menos de dez minutos depois para o hospital mais próximo, na cidade de Moûtiers, a 17 quilômetros do resort.

O alemão, de 44 anos, foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, a 107 quilômetros de Moûtiers, por volta de 12h45m (9h45m, no horário de Brasília), após a equipe médica ter concluído que sua lesão era mais grave que o imaginado inicialmente. O neurocirurgião Gérard Saillant, amigo da família, e que já operou o próprio Schumacher e o ex-jogador Ronaldo, foi ao hospital.

O ex-piloto francês Olivier Panis esteve no hospital, mas não conseguiu visitar Schumacher.

– Voltarei amanhã. Sim, estou preocupado – disse Panis a BFM TV.

Companheiro de Schumacher na Ferrari em 2006, Felipe Massa postou uma foto abraçando o alemão em sua conta no Instagram.

“Estou rezando para Deus te proteger irmão! E q vc tenha uma rápida recuperação Michael”, escreveu Massa.

Logo após o acidente, o diretor do resort Méribel, Gernignon Christophe Lecomte, chegou a afirmar à rádio RMC que a lesão não parecia ter sido muito grave. Ele confirmou ainda que Schumacher estava usando um capacete. Segundo as primeiras informações, a queda de Schumacher, que ocorreu na interseção entre duas pistas, teria ocorrido por causa de uma “falha técnica”, informou o BFMTV.

– A ajuda chegou rapidamente. às 11h15m. Ele foi levado para o hospital em Moutiers. Ele estava um pouco estremecido, mas consciente. Pode ter sido uma lesão na cabeça, mas não saberia dizer se é muito séria – afirmou Lecomte a agências internacionais.

Michael Schumacher completará 45 anos na próxima sexta-feira, dia 3. Ele é o recordista em vitórias e títulos na Fórmula 1. Em 19 temporadas, ele foi campeão sete vezes, em 1994, 1995 (com a Benneton) e de 2000 a 2004 (com a Ferrari). Foram 91 vitórias, 68 poles e 155 pódios em 306 corridas. Ele se aposentou no fim de 2006, mas voltou à F-1 em 2010, pilotando uma Mercedes, se aposentando em definitivo após a temporada de 2012. Sua última corrida foi no GP de Interlagos, em São Paulo.

Compartilhe em suas redes sociais!