LUA

PEQUIM – A sonda não tripulada chinesa Chang’e 3 pousou neste sábado na cratera lunar de Sinus Iridum (”baía do arco-íris”, em latim), 12 dias depois de ser lançada, de acordo com a agência estatal Xinhua. Assim, a China se torna o terceiro país a conseguir pousar uma nave na Lua, junto a Estados Unidos e a antiga União Soviética.

Transportando o veículo-robô “Yutu” (”Coelho de jade”), a Chang’e 3 e o Yutu farão análises científicas, procurarão por recursos naturais no satélite e enviarão à Terra imagens em três dimensões da Lua. O nome da sonda é uma homenagem a uma deusa lunar na mitologia tradicional chinesa, que tinha um coelho como animal de estimação.

A Chang’e foi lançada por um foguete Longa Marcha 4B, mesmo modelo usado no fracassado lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-3 na semana passada, da base de Xichang no último dia 2. Esta é a primeira missão a tocar o solo lunar desde 1976, quando os soviéticos enviaram sua última sonda não tripulada ao satélite natural da Terra.

Compartilhe em suas redes sociais!