População foi ao Rio Catolé para recolher os peixes envenenados pelo produto químico altamente toxico vazado do SAAE

População foi ao Rio Catolé para recolher os peixes envenenados pelo produto químico altamente toxico, vazado dos tanques do SAAE, para consumo. Fotos Sudoeste Hoje

ITAPETINGA: O que já se previa há muito tempo, acabou acontecendo no SAAE de Itapetinga, onde o descaso, a incompetência e a falta de conhecimento técnico, geraram o caos no abastecimento de água na cidade e a morte de milhares de peixes, no já sofrido Rio Catolé, por envenenamento.

IMG00004

Sob o pretexto que que ocorreu um ‘acidente’, o fraquíssimo diretor do SAAE foi às rádios, na manhã desta terça-feira, para informar que ocorreu uma explosão em um tanque onde continha cerca de 20 mil litros de produtos químicos altamente tóxicos, gerando um vazamento através da rede de esgotos, que acabou contaminando o Rio Catolé.

IMG00002

As informações do SAAE são superficiais e imprecisas , pois não ficou devidamente esclarecido se o produto químico atingiu ou não a rede de abastecimento de água e quais providências serão tomadas para normalizar o abastecimento na cidade, que a princípio deverá ser suspenso até a próxima sexta.

IMG00003

Como já vimos sustentando, há meses, a atual direção do SAAE é altamente desqualificada para gerir o órgão e a população de Itapetinga pode se preparar para ficar sem uma gota de água por muitos dias ou até semanas.

Enquanto isto, nas margens do rio, a população carente e mal esclarecida está recolhendo os peixes mortos por envenenamento, para consumo humano, o que é altamente perigoso.

113_8862

Essa história está muito mal explicada e é preciso que a Promotoria do Meio Ambiente atue de forma firme e urgente, para esclarecer as causas do suposto ‘acidente’, punindo com rigor os culpados por este verdadeiro crime ambiental.

Falta de aviso não foi…

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!