daniel_mec
Ascom

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) reuniu-se na tarde de ontem (08) em Brasília, com Paulo Speller, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), para solicitar a instalação de novos cursos de medicina no interior da Bahia.

Na pauta de reivindicações do parlamentar, a expansão do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), para o município de Juazeiro, a instalação de uma unidade da universidade em Remanso e a abertura do curso de medicina em Jacobina.

Segundo Daniel, o secretário Paulo Speller anunciou que o curso de medicina de Juazeiro já foi aprovado, restam agora, alguns entendimentos entre a reitoria da UNIVASF e o MEC para que o mesmo seja instalado. O mesmo acontece com a proposta de criação da unidade em Remanso, que está em fase de estudos. 

Quanto ao pedido de um curso de medicina para Jacobina, o secretário informou já existe um estudo prévio feito pelo MEC, e que a demanda foi comprovada. O ministério agora está avaliando quem assumirá a unidade, se a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ou a UNIVASF.

Outra solicitação do deputado Daniel, discutida durante a audiência, foi a criação da Universidade da Chapada Diamantina, uma das únicas áreas do interior da Bahia, que continua sem cobertura do ensino superior federal. “Este é um pedido que recebe o apoio do Governo da Bahia. O MEC reconhece a necessidade, porém ainda não tem previsão concreta para  aprovação”, informou o parlamentar.

Além do deputado Daniel Almeida, que é coordenador da Bancada da Bahia, participaram da audiência o deputado Amauri Teixeira (PT), o prefeito de Jacobina Rui Macedo, o secretário de Educação de Juazeiro Cleriston Andrade, e Marcos Palmeira, liderança política do município de Remanso.

Compartilhe em suas redes sociais!