Cooperativa Itairó

ITAPETINGA: Na semana passada, dois catadores da cooperativa Itairó estiveram no programa do radialista Edilson Lima, queixando-se do tratamento dispensado pela prefeitura municipal, na gestão do atual prefeito. Diziam eles: “O prefeito nos tirou o galpão que era nosso ponto de apoio no centro da cidade, com o pretexto de implantar o SAC…até agora nada; suspendeu a doação de combustível alegando que em poucos meses retornaria…até agora nada…”, dentre outras queixas.

Poucos dias depois, a nossa redação foi procurada por alguns membros da Itairó, que não quiseram se identificar por medo de retaliações, mas que nos narraram uma situação de verdadeiro horror. Segundo eles, os catadores estão tendo que abater de sua produção, que já é pouca, cerca de 2 a 3 mil reais por mês, para pagar o combustível dos caminhões, diminuindo muito a renda dos catadores, que já pensam em abandonar a atividade. Segundo eles, o prefeito Zé Carlos ainda teria prometido um ponto de apoio no centro da cidade e isso até agora não aconteceu.

Os Catadores se queixam que a burocracia imposta pelo chefe de gabinete da prefeitura, Jeremias Pereira, para voltar a liberar o combustível, é absurda. “Ele só nos coloca dificuldade, assim não tem jeito, vamos ter que fechar a cooperativa”.

É importante registrar que a cooperativa foi fundada há 8 (oito) anos atrás e graças ao atual prefeito, passa pela pior crise de sua história. A Itairó coleta das ruas de Itapetinga cerca de 70 toneladas de material reciclável (lixo), porém o poder público municipal, além de não reconhecer, ainda persegue os catadores.

Nota-se uma grande incoerência na atual administração: facilita tudo para os ‘alaranjados’ da Plan e o ‘biscoiteiro oficial’, e cria dificuldades para os pobres catadores da Itairó. Vá entender…

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!