E-MAIL NACIONAL

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o governo brasileiro já encomendou aos Correios o desenvolvimento de um sistema nacional de e-mail, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2014. O objetivo é dar maior segurança para as informações que circulam no País e evitar a “bisbilhotice” alheia. Ontem o semanal Fantástico, da TV Globo, mostrou documentos que comprovam que algumas agências americanas espionaram os e-mails da presidenta Dilma Roussef.

O serviço vai concorrer com os populares Hotmail, da Microsoft, e Gmail, do Google. “Eu te mando um e-mail e não quero que ninguém fique bisbilhotando. No ano passado, [os EUA] fizeram 311 solicitações [às empresas]. Não estão trabalhando no varejo”, disse à Folha o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A escolha da chancela dos Correios tem a ver com a longa trajetória da empresa na prestação de serviços na entrega de cartas e correspondências, mas surge no momento em que a empresa se vê obrigada a explicar algumas operações de serviço, já que na semana passada circulou na internet um vídeo que mostra funcionários do Sedex “jogando basquete” com as correspondências.

Embora reconheça que será muito duro competir com empresas como Google e Microsoft, o Governo aposta na marca dos Correios e usará o argumento da “segurança da informação” como principal esteio. “Os Correios têm uma bandeira de credibilidade grande. Entregam carta no Brasil há 350 anos e ninguém acha que eles ficam bisbilhotando”, afirmou o ministro.

A pergunta que fica é: será que usuário brasileiro simplesmente não correria o risco de trocar a “bisbilhotice” estrangeira pela nacional? O ministro Paulo Bernardo nega que isso possa acontecer.

Compartilhe em suas redes sociais!