Oferta de imóveis para venda e aluguel em Itapetinga é assustadora

A oferta de imóveis residenciais para venda e aluguel em Itapetinga é muito preocupante

* Artigo da Semana – Por Davi Ferraz

Com a divulgação da estimativa populacional pelo IBGE, a população de Itapetinga pulou dos cerca de 69 mil habitantes registrados no censo de 2010, para os atuais 74 mil, o que encheu muita gente de orgulho e esperança, achando que há um surto de desenvolvimento no município, que contribui para o crescimento populacional.

As estimativas populacionais do IBGE são realizadas com base no índice de crescimento verificado no censo anterior, que projeta a população para os anos seguintes, visando atender certas exigências legais, como por exemplo os índices dos repasses do FPM para os municípios, dentre outros. Se o índice populacional  verificado no censo for positivo, o IBGE projeta um crescimento populacional, proporcional ao índice, mas se for negativo, a população é estimada para baixo, como vem acontecendo com inúmeras município da própria região sudoeste.

No caso específico de Itapetinga, o índice de crescimento populacional verificado no censo de 2010 foi positivo, devido à oferta de empregos na Azaléia, que até aquele ano chegou a mais de 12 mil, só na matriz de Itapetinga, forçando um fluxo migratório de pessoas da micro região, para a Capital da Pecuária. Entretanto, a Azaléia passou a demitir em massa a partir de 2011, e um êxodo migratório vem sendo verificado no município, o que pode significar que houve uma inversão na tendência anterior, levando a uma diminuição da população local.

Na tentativa de demonstrar essa nova tendência, um experiente corretor de imóveis da cidade resolveu fazer uma espécie de levantamento no setor em que atua, levando em conta a oferta de imóveis para venda e aluguel nos diversos bairros da cidade, em mãos das imobiliárias (placas afixadas nas casas), chegando aos seguintes números:

BAIRRO CAMACÂ: 16 CASAS ALUGANDO – 12 VENDENDO
PRIMAVERA: 27 CASAS ALUGANDO – 16 VENDENDO
CLODOALDO: 18 CASAS ALUGANDO – 09 VENDENDO
OTÁVIO CAMOES: 13 CASAS ALUGANDO – 07 VENDENDO
VITÓRIA REGIA: 09 CASAS ALUGANDO – 08 VENDENDO
NOVA : 32 CASAS ALUGANDO – 17 VENDENDO
SÃO FRANCISCO: 18 CASAS ALUGANDO – 12 VENDENDO
CENTRO: 09 CASAS ALUGANDO – 06 VENDENDO
MORUMBI: 11 CASAS ALUGANDO – 09 VENDENDO
AMERICO NOGUEIRA: 17 ALUGANDO – 18 VENDENDO
BELA VISTA: 05 ALUGANDO – 04 VENDENDO
VILA ISABEL: 09 ALUGANDO – 28 VENDENDO
VILA RIACHÃO: 23 ALUGANDO – 19 VENDENDO

É bom lembrar que no período áureo da Azaléia, ninguém encontrava uma casa para alugar ou comprar na cidade, e quando isto acontecia, os preços eram estratosféricos. Hoje, há uma tendência de diminuição nos preços dos aluguéis e vendas dos imóveis. De qualquer forma, vamos torcer para que essa tendência se reverta e aguardar o próximo censo do IBGE, previsto para 2015.

*Matéria exclusiva do Sudoeste Hoje. Proibida a reprodução ou utilização de dados sem a expressa autorização do autor.

 

Compartilhe em suas redes sociais!