Deputado comunista vota pela cassação de Donadon e defende fim do voto secreto

Deputado comunista vota pela cassação de Donadon e defende fim do voto secreto

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) aproveitou o resultado da votação secreta no Plenário da Câmara, no final da tarde de ontem (28), que impediu a cassação do deputado federal Natan Donadon, para defender o fim do voto secreto.

Daniel afirmou que sente-se como a maioria dos brasileiros “constrangido e envergonhado” com o resultado. Dos 513 deputados federais, apenas 233 deputados votaram pela cassação, número insuficiente para a perda do mandato, que exige ao menos 257 votos.

O parlamentar fez questão de declarar que votou à favor da cassação. “Votei pela cassação tanto na Comissão de Constituição e Justiça, onde o voto foi aberto, quanto no Plenário, onde o voto foi secreto”, declarou Daniel.

Integrante da Frente Parlamentar em defesa do Voto Aberto, o deputado Daniel aproveitou para pedir que a mesa diretora da Câmara, ponha em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto nas votações em plenário para perda de mandato de deputados e senadores. “A decisão é urgente. Não tem por que evitar o fim do voto secreto”, afirmou.

Em junho passado a PEC foi aprovada na CCJ. A matéria ainda precisa passar por comissão especial antes de seguir para o plenário. A expectativa do deputado baiano é que a proposta entre na pauta de votação, na próxima semana.

Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!