108_8587

(Fotos Sudoeste Hoje)

 

ITAPETINGA: É vergonhosa a forma como o pobre Rio Catolé vem sendo tratado pelas autoridades locais, nos últimos anos. Na construção de uma simples passarela, ligando a Av. Itabuna ao loteamento Bem Querer (antigo ‘Infeza Home’), tocada com verbas federais liberadas e ‘supervisionadas’ pela própria Caixa Econômica Federal, a empreiteira encarregada da obra vem entulhando o leito do rio com o próprio material retirado, em um flagrante desrespeito ao meio ambiente.

108_8588

Segundo informações de fontes ligadas à própria prefeitura, a obra está sendo tocada sem a necessária licença ambiental, que só pode ser fornecida pelo órgão estadual INEMA, valendo-se apenas de um mero consentimento verbal do Secretário Municipal do Meio Ambiente, do tipo “pode fazer”, useiro e vezeiro em permitir e até se associar à prática de danos ambientais irreparáveis ao nosso sofrido Rio Catolé.

MATERIAL DO SAAE

Outra denúncia gravíssima relacionada à obra, diz respeito ao fornecimento de material de construção pela própria prefeitura e pelo SAAE, com a finalidade de ‘baratear’ os custos e engordar ainda mais a margem de lucro da empreiteira, famosa pela seu espírito de ‘benevolência’ em relação a certos políticos locais, ligados ao grupo do prefeito e a ele próprio, com contribuições expressivas durante a sua campanha eleitoral.

Se a Promotoria do Meio Ambiente de Itapetinga ainda estiver na ativa, é bom que dê uma olhada nessa obra, para não continuar tão desacreditada diante da população, que já perdeu a fé nos bons propósitos que regem o MP.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!