GEDSC DIGITAL CAMERA

 

ITAPETINGA: Numa sessão histórica, a câmara de vereadores derrubou, por 9 votos contra 4, o veto do prefeito Zé Carlos ao projeto de lei do ‘Ficha Limpa’, de autoria do vereador Alfredo Cabral, que já havia sido aprovado anteriormente, com os votos favoráveis de todos os vereadores. Pela derrubada do veto, votaram os vereadores Alfredo, Naara, Tarugão, Renan, João de Deus, Marcão, Bahia, João Carlos e Valquirão. Pela manutenção do veto, votaram os vereadores Zé Antunes, Valdeir, Neide da Vila e Zé Roberto.

GEDSC DIGITAL CAMERA

A apreciação do veto do prefeito ao projeto foi cercada de muita expectativa e contou com a importante presença do público, que lotou a Câmara Municipal, com faixas e cartazes de apoio ao projeto e outras reivindicações já manifestadas durantes os protestos que tomaram as ruas da cidade.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Na articulação para tentar garantir o veto, Zé Carlos designou seus assessores e conselheiros políticos Romildo Teixeira, Tiquinho, Dadai do Biscoito, Bervan Riachão e Dr. Fabão, além do Chefe de Gabinete da Câmara Municipal, Gama Sobrinho, que tentaram todos os tipos de artimanhas para derrubar o projeto, chegando ao cúmulo de retirar a própria presidente Nídia Oliveira do plenário, para que o vereador Amaral Junior assumisse a presidência da mesa diretora e ficasse impedido de votar pela derrubada do veto, como havia prometido.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Mesmo assim, o resultado acabou sendo desfavorável ao prefeito, que não conseguiu virar os votos dos vereadores João Carlos, do PMDB, e Valquirão, do PR, que foram insistentemente assediados, mas que confirmaram seus votos pela  derrubada do veto, garantindo a aprovação da Lei do Ficha Limpa Municipal, que será promulgada pela própria mesa diretora da casa.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Além do desgaste sofrido pelo prefeito, a presidente Nídia Oliveira também se desgastou no episódio, por ter cedido à pressão dos seus ineficazes partidários e se retirado da câmara, no meio da sessão, antes da votação do veto, o que acabou se revelando totalmente desnecessário, diante das declarações de voto da maioria absoluta dos vereadores, no decorrer das discussões. Nídia foi para o sacrifício, por nada.

GEDSC DIGITAL CAMERA

No outro polo, os vereadores Alfredo Cabral, Naara Duarte, João de Deus, Fabiano Bahia e Tarugão comemoraram a vitória efusivamente, com todos os méritos, enquanto a platéia presente foi ao delírio. Se tivesse juízo e fosse melhor assessorado, Zé Carlos poderia dormir sem esta…

GEDSC DIGITAL CAMERA

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!