BeteUrbano02

 

A rede pública municipal de ensino de Macarani ganhou um reforço significativo ao receber, computadores do ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação), do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Comunicações. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macarani.

Ao todo, onze (11) unidades educacionais da zona urbana e rural do município já estão sendo beneficiadas por esta remessa do ProInfo. As escolas dos distritos de Vila das Graças; Vila Isabel e Itabaí também receberam cada uma, 18 computadores (terminais), todos conectados a Internet Banda Larga, que serão de fundamental importância para o alcance do principal objetivo do programa, que visa a promoção do uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio, inserindo os jovens estudantes no mundo da informática, promovendo a inclusão digital.
“A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Após esta etapa deve ser feito o cadastro do prefeito no sistema, para que o próximo passo, para que a seleção de escolas, seja efetuado. Todos os critérios exigidos foram perfeitamente cumpridos pela prefeitura de Macarani, através da Secretaria Municipal de Educação, por isso nosso município tem sido bastante beneficiado pelo programa, uma grande contribuição para a manutenção da qualidade do ensino público macaraniense”, disse o secretário de Educação, Jair Menezes, reforçando o empenho do prefeito Carlinhos, em todos os assuntos voltados à qualificação da educação local.

Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o prefeito Carlinhos não mediu esforços para mais essa conquista, nas escolas onde não havia sala disponível para a implantação imediata dos laboratórios, o prefeito mandou construir em tempo recorder estas salas. Sendo assim todas as escolas da rede municipal de Macarani contam hoje com seu laboratório de informática conectado a internet banda larga, os mesmos também foram equipados com ar condicionado para dar mais conforto aos alunos e professores. O prefeito Carlinhos tem demonstrado que quando se trata de melhorias para educação do município ele não mede esforços para que cada dia mais a população de Macarani sintam-se orgulhosa da sua educação.

Em breve serão inaugurados mais dois laboratórios de informática, um está sendo implantado no bairro Sobral Bentes e o outro no bairro Marjore Parque, ambos serão abertos a toda população e funcionarão de segunda a sábado. A Prefeitura também já disponibilizou um curso de aperfeiçoamento para qualificar os professores que a partir do mês de Junho serão os responsáveis por conduzirem o projeto inclusão digitais, em Macarani.

Apesar da pouca idade dos alunos, o professor de Tecnologias Educacionais, Jadilson Luíz, recorda que cada vez mais o contato das crianças com o computador é ainda na infância e, com isso, há alunos que dominam a máquina melhor do que alguns adultos. “É um desafio e nós vamos descobrir juntos com as crianças a melhor forma de inserir o computador na rotina deles. O objetivo desse trabalho é aliar a linguagem desenvolvida em sala de aula com a informática”, explicou Bete (diretora da escola Urbano Pedral).

“É uma tecnologia que não podemos desprezar. Cada vez mais a informática está presente no dia a dia dos nossos alunos e a escola tem que acompanhar o desenvolvimento. Tenho certeza que as novas aulas estão sendo aguardadas por todos os alunos. É um enriquecimento pedagógico”, finalizou Rizodete(diretora da escola Nossa Senhora Aparecida).

A empolgação e o brilho no olhar das crianças mostraram que a novidade está mais do que aprovada. “Estou muito feliz. Agora a escola vai ficar mais legal. Já sei mexer um pouco e agora quero saber mais sobre Internet”, revelou a aluna Raquel Amorim da Silva, de seis anos. Aprender mais também é o objetivo do aluno Caio Guilherme. “Acho que vamos aprender mais agora que temos computador. É tudo muito bom. Gosto mais de jogos e de ver filmes”, contou Caio, que destacou que faz tudo sozinho na máquina.

“Ter uma oportunidade na escola e não ser excluído”. Foi assim que Maria Garcia de Oliveira, mãe de aluno e Rafael de Jesus de 14 anos, avaliou os benefícios da inauguração do laboratório de informática. Maria Garcia destaca ainda que o aprendizado trará muitos benefícios para a vida profissional da filha. “Eu comprei um computador porque ela pediu e quando não sei fazer alguma coisa, ela me ensina. Tenho certeza que estar familiarizada desde cedo vai ajudar no futuro dela”, concluiu.

A conceituada professora de informática, Lia Lima, uma das responsáveis pelo treinamento dos futuros professores que assumirão os laboratórios, destacou que a implantação desses laboratórios de informática é uma conquista da escola, da comunidade e das famílias. “A tecnologia precisa estar disponível para todos. Estamos garantindo que essas crianças tenham acesso às novidades tecnológicas de forma pedagógica, o que traz benefícios ao ensino e ao desenvolvimento delas”, afirmou.

Blog Tanabocadopovo

Compartilhe em suas redes sociais!