POPULAÇÃO DE CATANDUVA SE MOBILIZA CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO
Em Itapetinga, políticos comemoram e a sociedade se cala
CATANDUVA /SP: O decreto do governo do Estado de São Paulo que determinou a desapropriação de uma área em Catanduva (SP) para a construção de uma unidade prisional vem causando medo na cidade. Quem mora por perto não gostou nada da novidade.
A área que será desapropriada fica perto da Rodovia Comendador Pedro Manteleone, a SP-351; são mais de 175 mil metros quadrados. A Secretaria de Administração Penitenciária não informou ainda que tipo de unidade prisional será instalada no local.
Mesmo distante da cidade, os moradores estão preocupados e temem que a violência aumente na cidade. “Acho péssimo, ninguém quer, a população não quer porque vai afetar muito a cidade um presídio aqui”, afirma a aposentada Olinda Borges.
Desde que o decreto foi publicado no Diário Oficial não se fala em outro assunto na cidade: e essa não é a primeira vez que a possibilidade de se construir um presídio na cidade gera polêmica. Em 2011, os moradores fizeram várias manifestações contra a instalação da unidade prisional.
G1
Construção de presídios aumenta criminalidade no Interior do Estado?
Boa parte da população do interior de São Paulo alimenta a idéia de que a construção de presídios nos municípios contribui para o aumento dos índices de criminalidade. Estudos nesse sentido demonstram o contrário, dizendo que não existe uma relação direta entre esses dois fatores. Pesquisas feitas pela UNESP concluíram que só o preconceito pode explicar essa visão distorcida. O psicólogo Luiz Carlos Rocha, do Campus de Assis, realizou um trabalho para verificar se existe relação entre o crescimento da violência naquela cidade e a construção do presídio. Ele afirma que houve muita resistência por parte da comunidade na época em que o estabelecimento prisional foi erguido. As pessoas tinham medo que isso fizesse aumentar a violência. Na imaginação dos moradores, as visitas aos detentos seriam responsáveis pelos acontecimentos violentos na cidade, achando que os visitantes colaboram com os presos. Não foi encontrado nenhum dado que justificasse a relação entre o aumento da violência e a construção da penitenciária. A imprensa tem dado mais atenção às notícias de crimes, agressões e tiros, do que propriamente enfocar o dia-a-dia dos presídios, mas acontecimentos extraordinários como motins, são enfatizados pela mídia até a exaustão e de forma sensacionalista. Desta forma, se produz a imagem das penitenciárias, que passam a representar locais violentos e ameaçadores.
DADOS JORNAL CIDADE SERRA NEGRA
Poucos dias atras fiz um comentário aqui neste Blog do Davi criticando sobre este assunto do PRESÍDIO.
É que, na ocasião, ouvi no programa de rádio o locutor e vereador AMARAL JÚNIOR, declarando que ELE FOI O AUTOR DA SESSÃO ESPECIAL OCORRIDA NA CÂMARA MUNICIPAL para discutir o problema da superlotação e das dificuldades do Complexo Policial de Itapetinga, onde, com certa frequência, acontecem FUGAS DE DETENTOS.
A sessão especial serviu apenas para o vereador Amaral Junior convencer seus comparsas a apoiarem a sua estúpida idéia da construção do presídio.
AMARAL JUNIOR afirmou que logo convenceu os demais vereadores da situação, que apóiam o prefeito do PT, a EXIGIREM do Governador da Bahia a construção de um PRESÍDIO em Itapetinga, sob a alegação de isso vai gerar emprego e renda em nossa Cidade.
Eu fiquei chateado porque nós, Itapetinguenses legítimos e de coração, defendemos que ITAPETINGA seja consolidada como Cidade POLO EDUCACIONAL para esta nossa microrregião.
Com novos cursos de nível superior e universidades, aí sim, teremos mais alunos e professores, gente de paz, que querem progredir na vida, movimentando a ECONOMIA DO MUNICÍPIO, GERANDO EMPREGO e RENDA em nossa Cidade.
OS VEREADORES LIGADOS A ESTE PREFEITO DO PT, preferem atrair ambiente de violência e clima de terror, de muito medo para a população de Itapetinga.
Existe um sábio ditado direcionados aos políticos que diz assim:
“CADA PRÉDIO ESCOLAR OU UNIVERSIDADE QUE VOCÊ CONSTRÓI, SIGNIFICA UM PRESÍDIO A MENOS QUE PRECISARIA SER CONSTRUÍDO”.
INFELIZMENTE o grupo do PT, PDT e outros pequenos partidos de esquerda que os apóiam, não compreendem esta mensagem.
Realmente ele teve uma brilhante idéia de construir um PRESIDIO em Itapetinga para desafogar o complexo policial,mas o NOBRE VEREADOR AMARAL JÚNIOR, só ta pensando em gerar empregos e na proxima eleição, o mesmo subir no palanque e falar que foi ele quem conseguiu trazer um presidio para a nossa região ,não pensou que depois de construido vamos ter um aumento de roubos em lojas e residencias,uma vez que aqui vão morar comparsas de assaltantes pressos,rebeliões e tendo fugas, vamos todos ficar desesperados com medo dos bandidos invadirem nossas casas . Será que este CABEÇA de PITU juntamente com a sua CORJA não ta vendo que esta colocando Itapetinga num BURACO NEGRO sem saida,ora meu NOBRE VEREADOR voce não assiste TV não é ! não ve que nimguem quer um PRESIDIO aos arredores das cidades e vc vai a SALVADOR com o nosso DINHEIRO e procura o governador com este intuito de trazer um PRESIDIO e o GALEGO que não ta nem ai pra ITAPETINGA da o OK. pra voce, sem perguntar para nos moradores de ITAPETINGA se aprovamos a sua MARAVILHOSA IDÉIA. voce tinha que ir é atrás de FABRICAS DE CALÇADOS,ROUPAS,REFRIGERANTES,INSUMOS,procurar sei lá o que mais, mas trás alguma coisa de bem pra cá e não problemas futuros meu NOBRE VEREADOR,não foi pra isso que voce foi ELEITO ou NÃO.
Só os cabeças de bagres que não vem que a vinda de um presídio para Itapetinga vai acabar ainda mais com esta nossa Cidade.
Anônimo, os nossos digníssimos ‘cabeças de bagre’ tem motivos muito mais ‘nobres’ para desejarem a vinda de um presídio para a nossa cidade: 500 novos empregos. Fico então a imaginar o que deve estar passando pela cabeça (de bagre) de cada um desses famintos vereadores, que à essa altura já devem ter uma lista extensa de parentes e cabos eleitorais, para empregar no presídio, sem falar nas firmas que eles irão criar para fornecimento de alimentação, uniformes, limpeza, etc… Uma verdadeira maravilha. Essa é a lógica desses irresponsáveis e do ‘cabeça de pitu’ que os comanda. Quanto às rebeliões de presos, bandidos em regime semi-aberto etc, não é problema deles, mas nosso.