Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Fabiano Pereira: Por quê eu defendi DILMA ROUSSEFF?? Explicação: _ Simone Tebet é candidata á presidência…...
  • Fabiano Pereira: MARÍLIA MENDONÇA querida que presto homenagem, já dizia: _É uma ciumeira atrás da outra…...
  • Leitor: A chuva forte que deu aqui também alagou novamente a baixada dos ciganos,que inclusive sofreu uma intervenção...
  • Anônimo: Agora ele vem com essa de passaporte de vacina, afastando servidores e com isso pode até suspender...
  • Anônimo: Agora ele vem com essa de passaporte de vacina, afastando servidores e com isso pode até suspender...
  • Anônimo: Kkkk RuyTler, bem bolado. O RuyTler está atuando pior que o Hitler, Hitler cometeu o holocausto, mas não se...
  • Anonymous: E essa conversa que tem que privatizar pra o preço baixar?, é por essas e outras mentiras que lula vai...
  • Anonymous: Ok. Muito obrigada.
  • Davi Ferraz: Iraildes, somos da imprensa e apenas damos notícias. Currículo é com a empresa.
  • Iraildes Ferreira dos Santos: Boa tarde, gostaria de saber onde está sendo entregue os currículos?
  • Leitor: A questão é a seguinte, a Petrobras é em parte controlada pelo governo federal que tem metas das ações,...
  • Reinan Gusmão: Canalha. Simplesmente, canalha.
  • Fagner de oliveira Guimarães: Boa tarde como faço pra entregar o currículo
  • Leitor: Além dos buracos tem muito entulho nos terrenos baldios e touceiras de mato nos meio-fios que precisam ser...
  • Anonimo: RuyTler!
leitores online


POPULAÇÃO DE CATANDUVA SE MOBILIZA CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO

Em Itapetinga, políticos comemoram e a sociedade se cala 

 

CATANDUVA /SP: O decreto do governo do Estado de São Paulo que determinou a desapropriação de uma área em Catanduva (SP) para a construção de uma unidade prisional vem causando medo na cidade.  Quem mora por perto não gostou nada da novidade.

A área que será desapropriada fica perto da Rodovia Comendador Pedro Manteleone, a SP-351; são mais de 175 mil metros quadrados. A Secretaria de Administração Penitenciária não informou ainda que tipo de unidade prisional será instalada no local.

Mesmo distante da cidade, os moradores estão preocupados e temem que a violência aumente na cidade. “Acho péssimo, ninguém quer, a população não quer porque vai afetar muito a cidade um presídio aqui”, afirma a aposentada Olinda Borges.

Desde que o decreto foi publicado no Diário Oficial não se fala em outro assunto na cidade: e essa não é a primeira vez que a possibilidade de se construir um presídio na cidade gera polêmica. Em 2011, os moradores fizeram várias manifestações contra a instalação da unidade prisional.

G1

5 respostas para “POPULAÇÃO DE CATANDUVA SE MOBILIZA CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO”

  • de acordo com pesquisas says:

    Construção de presídios aumenta criminalidade no Interior do Estado?

    Boa parte da população do interior de São Paulo alimenta a idéia de que a construção de presídios nos municípios contribui para o aumento dos índices de criminalidade. Estudos nesse sentido demonstram o contrário, dizendo que não existe uma relação direta entre esses dois fatores. Pesquisas feitas pela UNESP concluíram que só o preconceito pode explicar essa visão distorcida. O psicólogo Luiz Carlos Rocha, do Campus de Assis, realizou um trabalho para verificar se existe relação entre o crescimento da violência naquela cidade e a construção do presídio. Ele afirma que houve muita resistência por parte da comunidade na época em que o estabelecimento prisional foi erguido. As pessoas tinham medo que isso fizesse aumentar a violência. Na imaginação dos moradores, as visitas aos detentos seriam responsáveis pelos acontecimentos violentos na cidade, achando que os visitantes colaboram com os presos. Não foi encontrado nenhum dado que justificasse a relação entre o aumento da violência e a construção da penitenciária. A imprensa tem dado mais atenção às notícias de crimes, agressões e tiros, do que propriamente enfocar o dia-a-dia dos presídios, mas acontecimentos extraordinários como motins, são enfatizados pela mídia até a exaustão e de forma sensacionalista. Desta forma, se produz a imagem das penitenciárias, que passam a representar locais violentos e ameaçadores.
    DADOS JORNAL CIDADE SERRA NEGRA

  • O BICHO VAI PEGAR says:

    Poucos dias atras fiz um comentário aqui neste Blog do Davi criticando sobre este assunto do PRESÍDIO.

    É que, na ocasião, ouvi no programa de rádio o locutor e vereador AMARAL JÚNIOR, declarando que ELE FOI O AUTOR DA SESSÃO ESPECIAL OCORRIDA NA CÂMARA MUNICIPAL para discutir o problema da superlotação e das dificuldades do Complexo Policial de Itapetinga, onde, com certa frequência, acontecem FUGAS DE DETENTOS.

    A sessão especial serviu apenas para o vereador Amaral Junior convencer seus comparsas a apoiarem a sua estúpida idéia da construção do presídio.

    AMARAL JUNIOR afirmou que logo convenceu os demais vereadores da situação, que apóiam o prefeito do PT, a EXIGIREM do Governador da Bahia a construção de um PRESÍDIO em Itapetinga, sob a alegação de isso vai gerar emprego e renda em nossa Cidade.

    Eu fiquei chateado porque nós, Itapetinguenses legítimos e de coração, defendemos que ITAPETINGA seja consolidada como Cidade POLO EDUCACIONAL para esta nossa microrregião.

    Com novos cursos de nível superior e universidades, aí sim, teremos mais alunos e professores, gente de paz, que querem progredir na vida, movimentando a ECONOMIA DO MUNICÍPIO, GERANDO EMPREGO e RENDA em nossa Cidade.

    OS VEREADORES LIGADOS A ESTE PREFEITO DO PT, preferem atrair ambiente de violência e clima de terror, de muito medo para a população de Itapetinga.

    Existe um sábio ditado direcionados aos políticos que diz assim:

    “CADA PRÉDIO ESCOLAR OU UNIVERSIDADE QUE VOCÊ CONSTRÓI, SIGNIFICA UM PRESÍDIO A MENOS QUE PRECISARIA SER CONSTRUÍDO”.

    INFELIZMENTE o grupo do PT, PDT e outros pequenos partidos de esquerda que os apóiam, não compreendem esta mensagem.

  • BOKA ABERTA says:

    Realmente ele teve uma brilhante idéia de construir um PRESIDIO em Itapetinga para desafogar o complexo policial,mas o NOBRE VEREADOR AMARAL JÚNIOR, só ta pensando em gerar empregos e na proxima eleição, o mesmo subir no palanque e falar que foi ele quem conseguiu trazer um presidio para a nossa região ,não pensou que depois de construido vamos ter um aumento de roubos em lojas e residencias,uma vez que aqui vão morar comparsas de assaltantes pressos,rebeliões e tendo fugas, vamos todos ficar desesperados com medo dos bandidos invadirem nossas casas . Será que este CABEÇA de PITU juntamente com a sua CORJA não ta vendo que esta colocando Itapetinga num BURACO NEGRO sem saida,ora meu NOBRE VEREADOR voce não assiste TV não é ! não ve que nimguem quer um PRESIDIO aos arredores das cidades e vc vai a SALVADOR com o nosso DINHEIRO e procura o governador com este intuito de trazer um PRESIDIO e o GALEGO que não ta nem ai pra ITAPETINGA da o OK. pra voce, sem perguntar para nos moradores de ITAPETINGA se aprovamos a sua MARAVILHOSA IDÉIA. voce tinha que ir é atrás de FABRICAS DE CALÇADOS,ROUPAS,REFRIGERANTES,INSUMOS,procurar sei lá o que mais, mas trás alguma coisa de bem pra cá e não problemas futuros meu NOBRE VEREADOR,não foi pra isso que voce foi ELEITO ou NÃO.

  • anonimo says:

    Só os cabeças de bagres que não vem que a vinda de um presídio para Itapetinga vai acabar ainda mais com esta nossa Cidade.

  • Davi Ferraz says:

    Anônimo, os nossos digníssimos ‘cabeças de bagre’ tem motivos muito mais ‘nobres’ para desejarem a vinda de um presídio para a nossa cidade: 500 novos empregos. Fico então a imaginar o que deve estar passando pela cabeça (de bagre) de cada um desses famintos vereadores, que à essa altura já devem ter uma lista extensa de parentes e cabos eleitorais, para empregar no presídio, sem falar nas firmas que eles irão criar para fornecimento de alimentação, uniformes, limpeza, etc… Uma verdadeira maravilha. Essa é a lógica desses irresponsáveis e do ‘cabeça de pitu’ que os comanda. Quanto às rebeliões de presos, bandidos em regime semi-aberto etc, não é problema deles, mas nosso.

Deixe seu comentário

  • DE MÃOS VAZIAS, RUI TRANSFERE RESPONSABILIDADE
    7 de janeiro de 2022 | 22:15

    Pra variar

    O governador Rui Costa (PT) voltou a praticar aquela que tem sido uma das suas principais especialidades: transferir responsabilidade. Nesta semana, ao falar sobre os problemas ocasionados pelas chuvas na Bahia, reclamou do que chamou de “ajuda substantiva” do governo federal. Desde que as chuvas se intensificaram, Rui tem reclamado e chegou a fazer uma queixa pública numa coletiva com a presença de ministros de Bolsonaro em Ilhéus.

    A realidade

    Enquanto Rui transfere responsabilidade, municípios sofrem com a falta de medidas para minimizar os impactos das chuvas e o sofrimento das pessoas. Itapetinga, Itambé, Macarani, Itororó e Ibicuí computam suas perdas, Rui empurra a responsabilidade para Bolsonaro e João Roma deita e rola.

    Irritados
    As queixas se espalham pelas cidades atingidas e já contaminam parlamentares da base, que se mostram irritados com a transferência de responsabilidade. Eles dizem que falta um plano emergencial para a recuperação da infraestrutura e, em seguida, outro plano que foque na construção das cidades. “Não dá, nesse momento, para ficar procurando culpados. Ele tem é que botar os secretários para resolver os problemas urgentes”, reclama um parlamentar.

    Vale a pena ver de novo

    Essa não é a primeira vez que Rui transfere responsabilidade. Aliás, foram muitas. Na segurança pública, principalmente, o governador tem colocado a culpa do crescente aumento dos índices de violência no governo federal. Na educação, ainda este ano, chegou a culpar os prefeitos pelos baixos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). //Correio


  • 16 de dezembro de 2021 | 21:37


  • 15 de dezembro de 2021 | 00:21


  • 15 de dezembro de 2021 | 00:05


  • 14 de dezembro de 2021 | 23:41


  • 5 de dezembro de 2021 | 08:28

  • CHOPP CHU ESTÁ DE VOLTA!
    3 de outubro de 2021 | 22:20

  • BASE DE RODRIGO NÃO QUER ALIANÇA COM PT
    23 de setembro de 2021 | 19:39

    As reiteradas declarações de Lúcio Vieira Lima sobre um provável apoio do MDB baiano à candidatura do petista Jaques Wagner ao governo , em 2022, caiu como uma bomba em Itapetinga, com a base do prefeito Rodrigo Hagge reagindo e se posicionando contrária á malfadada ideia, por razões mais do que óbvias: o PT é o principal adversário do MDB no município.

    CONFIANÇA EM RODRIGO

    Mesmo assim, a decisão final será do prefeito Rodrigo, que deverá ouvir o MDB local e sua base aliada, caso o diretório estadual decida se aliar ao PT ou a qualquer outro partido. A confiança no jovem prefeito é total, mas a preferência dos Saruês e Gabirabas é por ACM Neto, lembrando que o DEM já é parceiro do MDB em Itapetinga e faz parte do governo municipal. Uma aliança com o PT inviabilizaria essa e outras parcerias e racharia a base de Rodrigo.

    APOIO DE MICHEL A WAGNER EM 2006

    Nas discussões sobre essa questão, muita gente cita o apoio de Michel Hagge a Jaques Wagner, nas eleições de 2006, mas o contexto era outro e permitia essa aliança. Michel era prefeito e tinha como principal adversário o então governador Paulo Souto, seu primo carnal. Itapetinga era tratada a pão e água pelo governo do estado, a mando do velho ACM. Por outro lado, o MDB nacional e estadual faziam parte do governo Lula, com Geddel no Ministério da Integração Nacional. Deu a lógica.

    E JOÃO ROMA?

    Outra opção para o governado da Bahia é o candidato bolsonarista João Roma, Ministro da Cidadania e amigo pessoal de Rodrigo. Apesar do nome dele ainda não estar nas discussões no tabuleiro político local, é bom lembrar que a votação de Bolsonaro em Itapetinga nas últimas eleições, foi majoritária, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Isso pesa e deve ser decisivo em 2022. É caso a pensar…

  • RODRIGO TEM INDEPENDÊNCIA
    3 de setembro de 2021 | 11:47

    Em entrevista recente a uma rádio de Conquista o prefeito Rodrigo Hagge afirmou que não está participando de nenhuma articulação do MDB estadual para um provável apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia e que o MDB de Itapetinga tem independência para escolher a quem apoiar para o governo. Só para lembrar, o MDB de Itapetinga é antipetista.

    COISA DE LÚCIO

    De acordo com a imprensa de Salvador, Lúcio Vieira Lima tem conversado com petistas e pode apoiar Wagner, mas não tem a garantia de que será acompanhado pelas lideranças do MDB nessa sua nova aventura. A tendência dos emidebistas do interior é apoiar ACM Neto e até João Roma. PT fica difícil.

    OUTRO MOMENTO

    É verdade que em 2006 Michel Hagge apoiou Jaques Wagner na sua primeira eleição para governador e que Wagner subiu no palanque de Michel em 2008, mesmo tendo um candidato a prefeito do PT na cidade. Era outro momento e de lá para cá as relações não são mais as mesmas. Apesar da liderança de Rodrigo ser incontestável, fica difícil convencer os Gabirabas e Saruês a apoiarem seus ferrenhos adversários, depois de tanta perseguição contra a gestão de Rodrigo e seus correligionários, por Rui Costa e seus prepostos. Não vejo com bons olhos.

    FOTO COM ROSEMBERG

    Rodrigo explicou na entrevista que cumpriu agenda institucional em Salvador, na Sesab e Seagri, para tratar do retorno de Itapetinga à Policlínica de Conquista e para reativar o projeto do Frigorífico de Aves, prometido pelo ex-secretário da Agricultura. Rosemberg aparece na foto porque também acompanhou a visita institucional de Rodrigo, como deputado da região. Nada mais do que isso. O resto é mera ‘especulation‘.

    O ‘TRATOR’ RENAN DEVE RECUAR

    O vice-prefeito Renan Pereira tem sido aconselhado por amigos e até familiares a não “aparecer muito” nos eventos bolsonaristas em Itapetinga, para não ‘queimar o filme’ com o cacique estadual do DEM, ACM Neto, que quer ver Bolsonaro pelas costas. Se o “trator” vai aceitar o conselho, é outra conversa. Mas 7 de Setembro tá vindo aí e tem manifestação de apoio ao presidente marcada. Será que vai viajar? Tô apostando…

  • VAI DE CORONAVAC ?
    13 de agosto de 2021 | 20:36

    Aplicada em massa no Brasil e até no Chile, a vacina chinesa Coronavac está na berlinda. Casos de pessoas que receberam as duas doses do imunizante e contraíram o vírus da Covid-19 se repetem, com a grande mídia bancada por Dória de boca fechada. Pior ainda foi a morte do ator Tarcísio Meira e agora a contaminação de Silvio Santos, que também receberam duas doses da Coronavac.

    ANVISA DESCONFIADA

    Desconfiada da pouca eficácia da vacina chinesa, a Anvisa já pediu à Pfizer estudos sobre a aplicação de uma 3ª dose de reforço para quem já recebeu duas doses do imunizante, como aconteceu no Chile, onde 70% da população vacinou duas vezes com a Coronavac e mesmo assim a contaminação voltou forte. Como dizem os bolsonaristas e até os petistas, “Isso a Globo não mostra!”.

    GENTE DESISTINDO

    Aqui na Bahia, tem gente se recusando a vacinar com o imunizante chinês, que ainda está sendo distribuído no estado. Em várias cidades, pessoas saíram das filas quando souberam que iriam ser vacinadas com Coronavac. Preferem, assim como o nosso governador Rui Costa, a vacina da Pfizer, mas encaram a Astrazeneca sem problemas. Baiano é lascado, mas é chic…

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia