Todos querem uma ‘boquinha’ no secretariado de 2º escalão da prefeitura

 

O pragmatismo administrativo do prefeito Zé Carlos e seus homens de retaguarda chega a ser assustador, na resolução das suas pendengas de ordem política e financeira. Alheios a tudo e a todos, lançam mão de práticas abomináveis, criando situações que afrontam as leis e o bom senso da população, como se estivessem acima de tudo e de todos. A novidade do momento é a figura do ‘secretário de 2º escalão’, criada para turbinar os bolsos dos seus mentores e acomodar certas situações políticas.

O esquema consiste no seguinte: na vacância de alguns cargos de secretários, estrategicamente afastados por ‘excesso de competência’ ou rebeldia política, figuras de menor expressão são convidados para ocupar as pastas vagas, sob a condição de devolverem parte dos seus gordos salários (R$ 8 mil reais) para o nobre fim de ‘saudar dívidas de campanha’ e outras ‘pendências eleitorais’.

Reconhecendo a sua falta de qualificação e força política para ocupar a função, o convidado, escolhido a dedo, aceita a proposta na hora, confiando em outras ‘compensações’ inerentes ao elevado cargo, como diárias, gasolina, passagens, e até um certo prestígio político. Desta forma, imaginam eles, ‘o salário é o de menos’, e a negociata é celebrada. Segundo informações de bastidores, pelo menos 4 secretários municipais estariam nessa ‘honrosa’ condição.

Essa prática, que não é exclusiva desta atual administração, é ilegal, imoral e perigosa, podendo trazer sérias consequências ao chefe do executivo, muito maiores que o simples bloqueio patrimonial, caso algum desses secretários de ‘segunda classe’ se julgue insatisfeito e resolva dar com a língua nos dentes, como já vem ocorrendo ‘na surdina’.

Ai, a nova penitenciária que o Governo do Estado estaria planejando construir em Itapetinga, poderá ser de grande serventia…

Por Davi Ferraz  

Compartilhe em suas redes sociais!