Em discussão no Congresso há mais 15 anos, a reforma política voltará ao centro dos debates na próxima terça-feira. Apesar de não haver acordo sobre vários pontos a serem votados, a proposta de reforma entrará em votação no plenário da Câmara.

O relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse hoje que preparou um relatório “moderado” para tentar superar as divergências. “O meu relatório visa a fazer de forma moderada para poder reformar, porque se fosse radicalizar na reforma me isolo e não aprovo”, disse Fontana.

Para a votação da próxima semana os líderes indicaram cinco pontos considerados mais importantes para a reforma. Contudo, não há acordo no mérito da matéria. Os temas a serem votados são: financiamento público de campanha; fim das coligações, coincidência das eleições; ampliação da participação popular na apresentação de projetos e a instituição da lista flexível e candidatos.

“O maior desejo que tenho e o convite que faço à sociedade brasileira e aos meus colegas do Parlamento é que na próxima terça-feira possamos votar a matéria. Não sei se as minhas propostas vão ser aprovadas ou rejeitadas, mas é muito importante que cada parlamentar e cada partido possa se posicionar perante à sociedade e dizer qual sua opinião sobre cada um dos temas”, disse Fontana.

Compartilhe em suas redes sociais!