Diretor- Afastado

 

ITAPETINGA: Após várias denúncias de irregularidades, o Diretor Geral Pró Tempore do IF Baiano, campus Itapetinga,  Sr. José Assunção Silveira Junior, foi afastado do cargo conforme Portaria de nº 227 datada de 07 de março de 2013,  publicada no Diário Oficial da União do dia 08 de março de 2013, onde consta que ele irá responder o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) de nº 23327.000186/2013-42. Vale ressaltar que o Diretor Geral já responde a outro Processo Administrativo Disciplinar sobre Obras.

Abaixo, algumas das irregularidades constantes no processo:

  1. Gestão centralizadora e autoritária;
  2. Inviabilidade do trabalho docente pela corroboração da indisciplina estudantil;
  3. Falta de planejamento das ações pedagógicas e administrativas de forma participativa;
  4. Gerenciamento de setores estratégicos por funcionários terceirizados;
  5. Liberação de servidores sem critérios. Mais especificamente no caso de professores, deixando o Campus descoberto durante um semestre letivo (História, Física, Filosofia, Equideocultura e outras disciplinas), ocasionando assim prejuízo para os alunos;
  6. Liberação do Campus para a realização de festas particulares;
  7. Utilização de veículo oficial pelo Diretor Geral e por servidores de sua confiança para atividades particulares;
  8. Priorização para a construção de um centro de equoterapia, e não das instalações necessárias para a realização de atividades pedagógicas dos cursos já existentes, sequer salas de aulas;
  9. Utilização de forma indevida de recursos da Cooperativa dos alunos da EMARC, para pagamento de GRUs, multa de trânsito e aluguel de residência;
  10. Omissão sobre falsidade ideológica de docente que registrou quantitativo superior às aulas ministradas no Diário de Classe;
  11. Liberação de professor para outra Instituição, deixando os alunos sem aulas, para depois “repatriá-lo” pagando diárias;
  12. Liberação de veículo oficial pelo Diretor Geral para viagem de particulares a Salvador e a Minas Gerais;
  13. Autorização do Diretor Geral para o recebimento de gado abaixo do peso mínimo exigido em edital;
  14. Utilização de bebida alcoólica por alunos em eventos dentro do Campus. Inclusive com divulgação em rede social;
  15. Utilização indevida da pastagem do Campus, onde o Diretor Geral colocou dois animais de sua propriedade, por aproximadamente dois meses;

Tudo isso culminou com a falta de credibilidade local e regional da Instituição. Ocasionando assim, o baixo nº de inscritos no processo seletivo de 2013 (210 aproximadamente). Só para se ter uma idéia, no ano de 2010 foram quase 900 inscritos. Tanto que foi o maior índice de redução dentro do IF Baiano.

Da Redação

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