SIMBOLO COOEDITA

 

Há 20 anos a Cooperativa Educacional de Itapetinga foi criada e iniciou a sua caminhada pedagógica, precisamente no dia 3 de março de 1993. Duas décadas se passaram, muito trabalho, muita dedicação, muita história para contar.

Pensando na data surge o inevitável desejo: “Comemorar conquistas, conquistar mais”. A palavra comemorar remete quase sempre ao verbo festejar, entretanto, comemorar significa memorar com outros, ou, em outras palavras, lembrar junto, o que não impede de ser, também, uma recordação festiva.

Deseja-se, na Cooedita, comemorar lembrando junto e transformando tais lembranças em momentos festivos. Como surgiu a Cooperativa? Duas frases, que marcaram a trajetória desta instituição, respondem muito bem à pergunta. “Dá união de um grupo de pais surgiu uma grande escola”; “É por sonhos que se constrói realidade”.

E assim aconteceu: um grupo de pais se reuniu, sonhou, acreditou, estruturou, investiu e com muita união e trabalho a escola começou a funcionar. O primeiro Conselho Administrativo foi constituído pelos seguintes membros: Miguel Bruning, Josefa Guimarães, Deraldino C. Nascimento, Antônio Carlos Sena Canto, Marly Cristal, Valdelino O. Santos e mais: Adeides Silveira, Tranquilineto Silva, Rivalino Wagner Cardoso, Djalma Figueira Santos, Glísia S. G. Silva e Hélio B. Santos.

Para dirigir e coordenar as primeiras atividades pedagógicas da escola outros nomes precisam ser lembrados: Josefa Guimarães, Marivalda Coelho, Cleusa Eloy, Edileusa Braga, Sônia Ribeiro, Margarida Costa e uma equipe de professores comprometidos, eficientes e entusiasmados.

A Cooedita, ano após ano, foi se firmando como instituição de ensino que prima pela qualidade, enfrentando o grande desafio humano de resistir à acomodação e caminhar sempre, criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar. Outros presidentes, diretores, coordenadores, psicólogos foram dando continuidade ao trabalho dos pioineiros: Djalma Santos, Marly Cristal, Urleide Guimarães, Isabel Scaldaferri, Maria Amelia V. Moreira, Juliana Lopes, Maria Emília Botelho, Geovânia Fagundes, Claúdia Campos, Maria Lêda Ferraz, Ana Carolina Perrella, sempre contando com um corpo docente bem qualificado.

Hoje a escola é reconhecida pela integração da equipe, por contar com profissionais comprometidos com a essência da educação e que assumem o compromisso de continuar contribuindo para o crescimento de todos. A Cooedita é uma escola que partilha a aprendizagem, que cativa, acolhe, abraça sonhos e multiplica caminhos. Conta com um espaço físico bastante agradável, com jardins, quadra esportiva, parque infantil, salas de música, de vídeo e acima de tudo conta com mãos que unem, seguram e libertam…

Após duas décadas o sonho transformou-se em realidade. Inúmeros alunos preparados pela escola, no Ensino Fundamental e Médio, já estão colocados no mercado de trabalho como profissionais atuantes. Médicos, engenheiros, administradores, arquitetos, biólogos, odontólogos, enfim profissionais que foram inicialmente conduzidos por uma escola que mostrou um rumo seguro.

Todas as conquistas destes 20 anos são especiais e reenergizantes, trazendo força para que a escola continue a caminhada, conquistando sempre mais.

A escola parabeniza a todos que contribuíram e continuam contribuindo para que a história da Cooedita seja contada com muito orgulho, prazer e admiração.

Compartilhe em suas redes sociais!