104_8307

Loteamento Turmalina terá cerca de 3 mil lotes urbanizados

 

ITAPETINGA: No momento em que Itapetinga passa por uma severa crise econômica e desemprego, que trouxe como consequência uma forte retração na construção civil e no mercado imobiliário, alguns loteamentos de médio e grande porte começam a ser implantados na cidade, o que tem chamado à atenção e levantado intermináveis discussões.

Sem entenderam as razões que levam importantes empreendedores do ramo imobiliário a optarem por Itapetinga, na implantação dos seus imensos loteamentos em plena época de crise, a especulação corre solta e algumas hipóteses são levantadas pelos nossos curiosos ‘analistas econômicos’, que procuram alguma razão plausível para o fenômeno.

Um deles, que também atua no ramo da construção civil, faz a seguinte análise, se referindo ao Loteamento  Turmalina, que está sendo construído a todo vapor, ao lado da UESB, por empresa ligada ao ex-governador Nilo Coelho: “Todo mundo sabe que Nilo Coelho não é bobo de jogar dinheiro fora, construindo um loteamento desse porte, quando a construção civil em Itapetinga está entrando em uma fase de retração. Ou ele endoidou, ou tem alguma informação privilegiada que não sabemos”, arrisca o nosso analista.

O raciocínio tem uma certa lógica, pois nenhum empreendimento desse porte é tocado sem que haja um profundo estudo e avaliação do mercado. E é aí que a nossa curiosidade aumenta e as especulações começam a aflorar. Uma delas, segundo se comenta, teria relação à descoberta de um enorme veio de minério de ferro nas imediações da cidade, capaz de transformar Itapetinga na ‘Nova Carajás’ com a vinda de mineradoras de grande porte para a região, o que aumentaria a demanda por lotes destinados a construção de casas para os seus futuros operários. Como Nilo Coelho não construiu sua fortuna jogando dinheiro fora, alguma coisa tem…

Como não possuo informações privilegiadas, nem bola de cristal, prefiro ficar com hipótese de que houve realmente uma equivocada avaliação de mercado, vez que, no momento econômico atual, Itapetinga não comporta um loteamento desse porte, com mais de 3 mil lotes, pelo simples fato de não haver demanda habitacional para um empreendimento dessa envergadura.

Que os ‘otimistas’ estejam certos e eu completamente errado.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!