Inaugurada nas coxas, com mobiliário e equipamentos emprestados ou retirados dos antigos PSFs, a UPA24H de Itapetinga chegou no seu limite e fechou as portas nesta segunda-feira. Durou apenas 5 meses, mas nem deveria ter sido aberta, pois não havia profissionais de saúde suficientes para atender à população, nos moldes propostos na sua criação, pelo Ministério da Saúde. O que dói é ver que nas outras localidades as UPAs estão prestando relevantes serviços à comunidade, desafogando os hospitais e auxiliando os próprios PSFs, que possuem menos recursos. O de Itapetinga virou um “postão de saúde” tocado por profissionais que só receberam os salários do primeiro mês e uma abraço. Assim ninguém aguenta.

FUI CONFERIR

Quando recebi a informação de que a UPA havia fechado as portas, fiz questão de ir conferir e encontrei inúmeras pessoas voltando para casa desoladas e decepcionadas, por não terem sido atendidas. Um conhecido nosso, Jorge Lima, me disse que estava com dengue e que não foi atendido, porque não havia médico na UPA. Perguntei ao guarda que tomava conta do portão fechado e ele me respondeu: “fechou só hoje, porque o médico não veio”. Imaginem só…

CABOCLA TRANCA POSTO

Não sei qual a preferência religiosa da secretária Zoraide Cruz, mas se ela for adepta do Candomblé, pode adotar o nome de “cabocla tranca posto”, dada a sua verdadeira tara em fechar o que acabar com tudo. Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde a secretária já trancou vários PSFs, o Hospital Pediátrico Raimundo Perazzo, clínicas particulares e a UPA 24 Horas, sem falar do Hospital Cristo Redentor que ele tem uma verdadeira obstinação em fechar, mas ainda não conseguiu. Dizem que ela só passa féria no  Trancoso… vixe Maria!

Compartilhe em suas redes sociais!