Corte de repasses pela prefeitura leva diretores do HCR à renúncia

 

ITAPETINGA: Mesmo depois de ter renovado o Convênio de Cooperação Técnica com o Hospital Cristo Redentor (HCR), com intermediação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a dar o calote no hospital, suspendendo os prometidos repasses, o que pode levar o HCR a adotar medidas drásticas, como a suspensão de todos os atendimentos de urgência e emergência, aos pacientes do SUS.

Os repasses das verbas a que o HCR reclama, referem-se a um programa do Ministério da Saúde destinado às Santas Casas de Misericórdia, cujas transferências vêm sendo retidas pela Secretaria Municipal de Saúde, desde que a municipalização plena foi implantada no município, e não se trata de uma mera ‘benevolência’ do prefeito Zé Carlos, como alguns tentam propagar.

RENÚNCIA DA DIREÇÃO DO HCR

Além da possibilidade de suspensão dos atendimentos aos pacientes do SUS, parte da direção do HCR pediu demissão. Saem o Provedor da Santa Casa, Dr. Reinaldo Santos e o vice-Provedor, Dr. Nilton Andrade, que lutaram incessantemente para renovar o convênio com o município, única forma de manter aberto o HCR, mesmo em caráter precário. Depois do corte imposto pela prefeitura, os diretores resolveram manifestar a sua indignação, através da renúncia.

ATENDIMENTOS SUSPENSOS

Caso as verbas não sejam repassadas imediatamente, o hospital poderá restringir os atendimentos somente aos pacientes com risco iminente de morte, além de  suspender todos os demais atendimentos, nas diversas especialidades, inclusive no setor de ortopedia, um dos mais importantes no HCR, devido ao grande número de ocorrências ortopédicas causadas por acidentes.

ANÚNCIO À IMPRENSA

O Diretor Médico do HCR, Dr. Gilvan, deverá comunicar, a qualquer momento, todas as medidas a serem adotadas pelo hospital, através da imprensa local e regional, caso não haja um desfecho favorável para a questão. A equipe da TV Sudoeste foi convidada e deverá comparecer a Itapetinga, ainda esta semana, para fazer reportagem a respeito da crise do HCR.

PREFEITO AUSENTE

No meio de toda essa confusão, o prefeito Zé Carlos saiu de circulação mais uma vez, dando carta branca à sua insensível e despreparada secretária de saúde, para massacrar o Hospital Cristo Redentor, como fez com o Hospital Raimundo Perazzo, deixando a população entregue à sua própria sorte.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!