Sem produzir uma gota de petróleo, refinaria em Pasadena já consumiu quase US$ 1,2 bi dos recursos públicos da estatal. Polícia Federal pode ser chamada a entrar no caso. Ex-presidente da Petrobras é pré-candidato ao Governo da Bahia, em 2014, pelo PT, com apoio de Lula

Bahia 247

Pré-candidato ao Palácio da Ondina em 2014, com apoio da direção nacional do PT, o secretário de Planejamento José Sergio Gabrielli, pode ter de enfrentar um obstáculo inesperado, dos tempos da Petrobras. Trata-se da compra de uma refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, que, aparentemente, deu prejuízo à estatal.

Isso porque o Ministério Público Federal (MPF) deve abrir uma investigação criminal para apurar irregularidades no processo de aquisição da refinaria, ocorrida em 2006. Desde a compra da refinaria, a petrolífera investiu US$ 1,18 bilhão nesse negócio, que ainda não processa petróleo e tem causado prejuízos à estatal – recentemente, a presidente Graça Foster decidiu colocar a refinaria à venda.

Os procuradores solicitaram à Petrobras esclarecimentos sobre o processo de aquisição, receberam um relatório de 700 páginas, mas não se convenceram da necessidade do investimento, tanto do ponto de vista financeiro quanto pelo aspecto estratégico. A Polícia Federal também pode ser chamada a entrar no caso.

Compartilhe em suas redes sociais!