Através de e-mail encaminhado à nossa redação, a direção do IF Baiano encaminhou Nota de Esclarecimento sobre a convocação dos estagiários do curso de Pedagogia da Uesb, aprovados em processo seletiva realizado em Itapetinga. Confira a nota, na íntegra:

“Prezado Davi. Acabei de ter conhecimento dessa matéria, através do Diretor Geral do Campus, o Sr. José Assunção Silveira Júnior, solicitando que eu esclarecesse alguns pontos, que julgamos improcedentes.

Sou professora Alana Lemos, responsável pela Coordenação de Convênios e Estágios do Campus e até o momento, só existe uma informação sendo veiculada, quando questionada por tal assunto.

Para contratação de qualquer estagiário (seja ele remunerado ou não), é necessário que firmemos um convênio entre as instituições, nesse caso, entre o IFBAIANO e a UESB. O convênio está tramitando desde o mês de dezembro/2012. Infelizmente por questões burocráticas, o processo não é rápido (o processo perpassa pelas reitorias e procuradorias das instituições acima citadas).

Sobre o “alguém” do IF Baiano em Salvador, acredito que estejam se referindo ao Procurador do Instituto, que se encontra de férias sim e não há substituto para o cargo também. O mesmo está previsto para retornar às suas atividades no dia de hoje (01.02) e enquanto Coordenadora, solicitei que o processo, na medida do possível, pudesse ser analisado com brevidade, até porque, só existe um Procurador para analisar todos os processos de todos os campi e Reitoria do IF Baiano, nas mais diversas áreas e setores.

Entendo perfeitamente a ansiedade natural das candidatas aprovadas, porém em nenhum momento no edital, nem mesmo no processo de seleção, foi estipulada uma data para convocação e posterior contratação. Portanto, como venho sempre pedindo às mesmas por telefone, quando entram em contato com o Campus, que tenham paciência a aguardem o desenrolar dos eventos imprescindíveis que precedem a convocação. Informo ainda, que a seleção aconteceu em novembro/2012, o resultado foi encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria, para daí, sinalizar a convocação e posterior contratação. Ou seja, qualquer processo de contratação em órgão público, faz-se necessários atos que acabam demandando tempo. 

Sobre o comentário “´jogo de empurra’ para exclui-los do processo, trazendo pessoas de outras instituições para ocupar as vagas, que por direito, pertence a quem foi aprovado no processo seletivo”, gostaríamos de ressaltar que foi uma iniciativa do IF Baiano em abrir a seleção com fins de oportunizar o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, divulgar nas universidades do município (inclusive, solicitei por pelo menos 2 vezes por email, a divulgação desse processo seletivo no seu blog), com intuito de publicizar o máximo possível, todo o processo, indo de encontro portanto, a qualquer prática de favorecimento, seja a alunos da UESB ou de qualquer outra instituição.

Diante do exposto, nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento pelo email selecaoestagiarios@itapetinga.ifbaiano.edu.br, através do telefone 32612213 (Ramal 209) ou ainda, no Campus, na Coordenação de Convênios e Estágio. Alana Lemos”

Compartilhe em suas redes sociais!