ITAPETINGA: Assim que acabaram as eleições municipais, as coisas se complicaram no setor contábil da prefeitura de Itapetinga, onde despesa e receita teimam em não bater, criando um verdadeiro pandemônio das contas municipais. Em decorrência disto, a prefeitura vem atrasando as prestações de contas mensais junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que tem recebido da prefeitura sucessivos ofícios solicitando a prorrogação dos prazos para entrega da documentação contábil, obrigatória por lei.

Até a primeira quinzena de janeiro, as contas referentes a novembro e dezembro de 2012 ainda não haviam sido encaminhadas ao TCM, gerando uma situação vexatória junto ao órgão, que tem estranhado o ocorrido, considerando que esse fato jamais havia acontecido com o município de Itapetinga, em toda a sua história. Com muito esforço, as contas referentes a novembro de 2012 foram entregues na semana passada, continuando em aberto a prestação de contas de dezembro. Isto sem falar das contas de janeiro de 2013, cujo prazo para entrega encerra na próxima quinta-feira (31).

As razões para esse caos na contabilidade do município se deve aos seguintes fatos, segundo interlocutores ligados à prefeitura: gastos exagerados com despesas de campanha eleitoral, sem a devida comprovação; bloqueio de parte significativa dos repasses do FPM para pagar contribuições previdenciárias em atraso; estouro nos percentuais referentes aos gastos com pessoal, que podem ter chegado próximos a 70% nos três meses da campanha eleitoral, sem considerar que depois das eleições os salários passaram a atrasar em diversos setores da administração municipal.

Para se ter uma ideia do descontrole nas contas do município nos últimos meses, as despesas com combustíveis nos três meses da campanha política do prefeito Zé Carlos ficarami em torno de R$300 mil reais por mês, gerando uma dívida de cerca de R$ 1 milhão de reais em um só posto de gasolina.

A responsabilidade pela elaboração dos processos de prestação de contas do município junto ao TCM continua sendo de uma das empresas ligadas ao Assessor Especial do prefeito, Israel Miranda, que saiu de cena a partir de 1º de janeiro deste ano, mas que continua dando as coordenadas ao setor contábil da prefeitura, por trás das cortinas, e vem sendo apontado com o responsável pela reprovação das contas do prefeito, relativas a 2011.

Por Davi Ferraz 

 

Compartilhe em suas redes sociais!