ITAPETINGA: Não está pegando bem a decisão dos vereadores eleitos João Carlos (PMDB), Valquirão (PR) e Fabiano Bahia (DEM), de relegarem o acordo celebrado com os demais vereadores dos partidos de oposição para marcharem unidos na eleição da mesa diretora da câmara, virando depois a casaca e apoiando a candidata do prefeito à presidência da câmara.

Há quem sustente que o próprio vereador Romildo Teixeira teria revelado que os nobres edis da oposição teriam 30 mil motivos para apoiarem a candidatura da bicheira Nídia Oliveira à presidência do legislativo e que o ex-candidato a prefeito Arnaldo Teixeira (PR) já estaria negociando com o PDT de Romildo, Jacy Bó e Tiquinho os votos de Valquirão e Bahia, em troca de um futuro apoio à sua provável candidatura a deputado estadual, em 2014.

Tudo isto, evidentemente, corre no campo da especulação, nos bastidores da política local, mas está cheirando muito mal. Aliás, está fedendo e tem tudo para se transformar em uma enorme ‘carniça’ política, na qual situação e oposição se equiparam nas práticas tão condenadas nos palanques de poucos meses atrás. Muita gente que defendia a ética na política e abominava as negociatas, hoje torce o nariz e senta na mesas para negociar com os elementos mais indesejáveis da política local, em troca de vantagens e favores do governo, como vem sendo relatado pelos próprios protagonistas do processo.

Dr. Arnaldo e dona Kátia Espinheira, como líderes dos principais partidos de oposição, precisam ir a público para explicarem o que está de fato acontecendo  com os seus liderados, antes que suas ‘lideranças’ sejam colocadas em cheque pelos quase 20 mil eleitores que pediram mudança e neles confiaram os seus votos. O líder que não tem comando sobre os seus liderados demonstra fraqueza e cai na vala comum dos políticos sem expressão.

Estão de parabéns os verdadeiros oposicionistas Naara Duarte (DEM), João de Deus (PMDB) e Renan (PCdoB), que não se dobraram aos 30 mil (ou mais) motivos que convenceram os seus companheiros de palanque e de bancada. Faço também uma ressalva positiva à atuação do vereador Gilson de Jesus (PCdoB), que mesmo no final do seu mandato não arreda pé dos seus princípios éticos e luta para reverter essa lamentável situação.

Vamos continuar de olho…

Por Davi Ferraz 

 

Compartilhe em suas redes sociais!