Assembleia aprovou projeto em ‘caráter de urgência’

 

O projeto de lei que determina a promoção de professores da rede estadual através da realização de cursos de atualização foi aprovado na noite desta segunda-feira (26) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O ganho médio com o curso será de 14% – a primeira promoção aconteceria retroativa a novembro deste ano.

Para garantir a progressão, os professores da rede estadual precisam ter uma frequência mínima de 75% em cada etapa do curso de atualização. Segundo a Secretaria de Educação (SEC), o curso será realizado pela Universidade de Brasília (UNB) à distância (EAD).

O projeto de lei foi aprovado com a votação de 38 votos a favor e 8 contra. A sessão foi feita em caráter de urgência somente para a votação do projeto, encaminhado pelo governo da Bahia no dia 20 de novembro. Duas emendas foram rejeitadas – uma delas que incluiria professores aposentados e afastados, que ficaram de fora do processo de progressão.

Os professores, através da APLB, já haviam manifestado repúdio ao projeto de lei. A categoria já tinha agendado para a terça-feira (27) uma paralisação – eles se reúnem em assembleia às 9h no Sindicato dos Bancários. Não haverá aula na rede estadual.

Além do reajuste salarial, a assembleia dos professores vai discutir também o calendário de aulas para o ano letivo de 2013 – a SEC propõe que parte das escolas comece as aulas em março de 2013 e as demais, que só encerrarão o ano letivo de 2012 justamente em março, retomem as aulas em abril. Os professores querem que todas as aulas comecem em 11 de março. Informações do Correio.

Compartilhe em suas redes sociais!