Foto

Chefe de Gabinete da Presidência foi inciada por tráfico de influência 

 

Blog do Claudio Humberto

A Polícia Federal indiciou, nesta sexta-feira,18 suspeitos de integrar um esquema de fraude em pareceres técnicos de órgãos públicos, e prendeu seis pessoas, incluindo Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e outro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A operação Porto Seguro envolveu 180 agentes nas cidades paulistas de Cruzeiro, Dracena, Santos, São Paulo e em Brasília. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo e 17 na capital federal. De acordo com as investigações, o grupo subornava funcionários para obter pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar interesses privados. Um deles, servidor do Tribunal de Contas da União, já exonerado, procurou a PF para confessar seu arrependimento por vender um parecer técnico por R$ 300 mil. A investigação da PF aponta que três advogados e um empresário eram responsáveis por localizar e contatar grupos empresariais ou pessoas físicas interessadas no serviço. Dois servidores identificavam funcionários corruptos de órgãos públicos.

‘Rose’, íntima de Lula, indicou os dois diretores de agências presos pela PF

Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, é agora responsável por um dos maiores constrangimentos já impostos ao Poder Executivo na história recente do Brasil: nesta sexta (23), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no escritório presidencial na capital paulista, no âmbito da operação Porto Seguro, que investiga servidores que  emitia pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar interesses privados. Rosemary, a “Rose”, exerce forte influência nas decisões do Executivo desde o governo do ex-presidente Lula, com quem ela mantém relações pessoais especialmente próximas. Foi “Rose”, amiga íntima de Lula, quem indicou os dois diretores da Agência Nacional de Águas (Ana) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) presos pela PF. Ela exerce a função desde o governo Lula e foi mantida no cargo a pedido dele, apesar das conhecidas restrições da ex-primeira dama Marisa Letícia.

Planalto teme que conversas de ‘Rose’ com Lula tenham sido monitoradas

Assessores presidenciais bem posicionados temem que a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, tenha registrado gravações telefônicas entre o ex-presidente Lula e uma das principais pessoas investigadas, Rosemary Novoa de Noronha, que é muito ligada a ele. A investigação se encontra sob segredo de Justiça. Desde o governo Lula, “Rose”, como é conhecida, ocupa o principal cargo no escritório da Presidência da República em São Paulo, o de chefe de gabinete, e foi mantida pela presidenta Dilma a pedido dele. “É natural que alguém da confiança do Lula tenha conversado com ele ao telefone durante as investigações, por isso não será surpresa eventuais contatos entre os dois aparecerem nos relatos policiais”, afirmou a este site um importante assessor palaciano. Ele afirmou, no entanto, que o governo não tem dúvida de que Lula não sabia das atividades ilegais atribuídas ao grupo, que integrava um esquema que produzia pareceres favoráveis aos interesses de grandes empresas no governo federal. O assessor também afirmou esperar que Rosemary peça demissão imediatamente, a fim de poupar a presidenta DIlma de ainda mais constrangimentos.

Compartilhe em suas redes sociais!