Em matéria exibida pelo Jornal Nacional, na noite deste sábado, os nomes do governador Jaques Wagner e do ex-senador Cesar Borges foram citados na reportagem, como autoridades que teriam sido contactadas pela Chefe de Gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, indiciada por tráfico de influência pela Polícia Federal.

Segundo a reportagem da Globo, baseada em informações da Polícia Federal, Rosemary teria contactado o governador Wagner e o vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges, para agendar encontros com grupos empresariais com “interesse” em investir na Bahia. Procurado pela reportagem, Wagner disse “não lembrar” de nenhum telefonema da Chefe de Gabinete agendando a audiência e que recebe qualquer grupo que queira investir do estado .

Relatório da Operação Porto Seguro revela que Rosemary Nóvoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, intermediou reuniões de “autoridades públicas” com integrantes da organização criminosa que corrompia servidores para emissão fraudulenta de pareceres técnicos. O documento assinala que Rosemary promoveu encontro “do governador da Bahia para Alípio Gusmão e César Floriano”. Alípio Gusmão é conselheiro da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Carlos César Floriano, empresário, foi preso sexta-feira pela Polícia Federal em São Paulo e indiciado formalmente por corrupção ativa.

A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, usava o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer tráfico de influência, indicam escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal. Rosemary foi indiciada nesta sexta-feira por corrupção ativa e passiva.

A presidente Dilma Roussef demitiu a servidora e afastou dos cargos outros servidores federais envolvidos no escândalo.

Por Davi Ferraz

Fonte: Jornal Nacional

 

Compartilhe em suas redes sociais!