Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga 

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, João de Deus da Silva Filho(PMDB), convidou a imprensa para uma entrevista coletiva na manhã desta sexta – feira, 23, no auditório Ulisses Guimarães para falar sobre o andamento do concurso público da Casa  que vai ser realizado no mês que vem. Estiveram presentes, representantes da imprensa local, bem como os vereadores João de Deus( PMDB), Presidente da Câmara, Marcos Gabrielle(PT), vice- presidente e Fabiano Bahia(DEM), 1º Secretário. A coletiva foi transmitida ao vivo pela TV Catolé e Rádio Fascianação.

João de Deus começou falando a respeito do déficit de funcionários, citando que o efetivo da Casa conta apenas com nove funcionários, existindo assim um enorme déficit funcional. Segundo João de Deus o último concurso realizado foi 2002, ou seja, há 10 anos atrás.  Com isso foram criados mais 18 vagas, com salários compatíveis com o Orçamento da Câmara.

Para a realização do concurso A Mesa Diretora da Câmara preocupada no intuito de ter transparência na organização do concurso, formou uma Comissão Especial com representantes de vários setores da sociedade como o Rotary Clube, Maçonaria, OAB e Sindicato do Servidores Públicos.  

Durante a coletiva, foi colocado à imprensa e a população que foram enviadas cartas – convite para oito empresas que realizam concursos pelo país, foram elas: CESP, Fundação Carlos Chagas, AOCP, Consultec, CEFET, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Estadual de Feira de Santana. Apenas duas empresas se apresentaram para participar do processo licitatório: a AOCP e a CEFET, onde a AOCP apresentou uma proposta mais vantajosa para a Administração Pública. Os envelopes foram abertos na presença dos representantes da sociedade, ocorrendo assim total lisura por parte da contratação da AOCP, uma empresa do Paraná que já organizou vários concursos em todo o país.

Segundo a Mesa Diretora da Câmara esperava-se que haveria uma média de 1.500 inscritos, porém a quantidade de inscritos superou as expectativas chegando a 2117 candidatos aos cargos. O valor arrecadado com as inscrições também foi divulgado durante a coletiva, com as inscrições dos mais de dois mil candidatos, a Câmara arrecadou R$ 55. 724, 40.

Transparência

Esta Legislatura tem algo fora do comum comparado com as gestões anteriores, com todo respeito às pessoas que atuaram e se dispuseram a trabalhar pela população. Mas é notável, digo de ser ver os avanços, tanto em termos de gestão, bem como de organização e zelo pelo bem público.

Um avanço enorme e muito significativo foi a aquisição da sede própria realizada pelo então durante a gestão anterior, na época o então presidente era o ex-vereador Zildo Carvalho. Já nesta gestão que se iniciou com Marcos Gabrielle(PT), com a instalação da Câmara em sua sede própria, zelou pela transparência e foi muito eficaz na gestão dentro de suas limitações. A gestão do atual presidente João de Deus (PMDB), também se destaca  pelo zelo, valorização do servidor, transparência e responsabilidade na gestão do dinheiro público, como por exemplo a devolução em 2011 de mais de R$ 100 mil reais ao Executivo, o incentivo ao uso de novas tecnologias a serviço de divulgação da atuação do Legislativo, construção de banheiros, reforma da fachada da Casa Legislativa, aquisição de um veículo 0KM, para ficar à serviço dos vereadores em viagens oficiais.

A nova Legislatura que entrará em 2013 vai encontrar uma Casa “arrumada”, para servir melhor à população.  A comunidade só tem que agradecer e participar mais assiduamente dos trabalhos da Câmara.

Itapetinga News

Compartilhe em suas redes sociais!