BRASILIA: Após o voto de outros três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (9/10), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi condenado pelo crime de corrupção ativa. Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello aumentaram o placar para seis votos a favor da condenação nesta terça-feira.
Leia mais notícias em Especial Mensalão

Os ministros que o condenaram foram: Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Celso de Mello e o presidente da Corte Carlos Ayres Britto só vão votar na próxima sessão, que será na quarta-feira (10/10). Considerado o “chefe da quadrilha” que armou o esquema do mensalão sobre a compra de votos de parlamentares, Dirceu foi absolvido pelo revisor do processo, Ricardo Lewandowski, e pelo ministro Dias Toffoli.

Além de Dirceu, também estão condenados por corrupção ativa o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, o ex-tesoureiro, Delúbio Soares, o advogado Rogério Tolentino, e todo o núcleo publicitário: Marcos Valério e os sócios, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, além de Simone Vasconcelos.

O último ministro a votar nesta terça-feira, Marco Aurélio Mello, reafirmou a participação de Dirceu no esquema: “José Dirceu realmente teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio”. Para ele, o ex-ministro da Casa Civil agiu claramente em conluio com os outros réus petistas José Genoino e Delúbio Soares.

Correio Brasiliense

 

Compartilhe em suas redes sociais!