Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • João Pedro: Foi a melhor atração no tradicional forro pé de serra parabéns juá vc representou os artistas da terra...
  • Leitor: Direto aqui em itapetinga está tendo incêndios em terrenos baldios e ninguém fiscaliza,e muito menos há...
  • Anonymous: Meu Deus! que tragédia
  • Rose: So pode ser piada, chega na ser ridícula. Fora Lula.
  • O Indagador: Pesquisa DataFolha de hoje: 23/06/2022 Lula 47% Bolsonaro 28% Ciro Gomes 8% Janones 2%
  • Servidor público: Então na próxima quinta-feira, 23,não terá ponto facultativo.
  • Davi Ferraz: As informações sobre os espaços na festa de São João da Lagoa são da responsabilidade da Secretaria de...
  • anônimo: Rivadávia Ferraz, quais os valores de espaços (ambulantes), para comercializar na festa de São João na lagoa?
  • Servidor público: Será que no dia 23 teremos ponto facultativo?
  • Retado: Estão preocupados com os cargos para os apadrinhados.
  • Servidor público: Será que teve a sessão e foi aprovado os reajustes?
  • Servidor público: Mas será que ja vai valer para o salário de junho?
  • Leitor: E os bancos vão abrir amanhã amanhã, 16?
  • Servidor público: So podia ser do PT mesmo, ptralhas contra os direitos dos servidores municipais
  • João: Toda semana sai pesquisa de intenção de votos para presidente. O site q é do interior da Bahia, não publica os...
leitores online


PROFESSOR DA UESB DUVIDA QUE “VASÃO ECOLÓGICA” NA BARRAGEM DO CATOLÉ SEJA SUFICIENTE PARA ABASTECER ITAPETINGA

Vasão do Rio Catolé será diminuída pela metade, segundo secretário da Sedur

 

ITAPETINGA: A polêmica sobre os efeitos da construção da barragem do Rio Catolé sobre a comunidade itapetinguense está longe de acabar. Depois da entrevista do secretário da Sedur, Cícero Monteiro, ao invés de acalmar os ânimos, jogou mais lenha na fogueira, pois revela o tamanho do prejuízo que a barragem irá causar ao abastecimento de água em Itapetinga, com a diminuição da vasão do rio para menos da metade.

Confira a opinião do professor  Leonhard Krause, da Uesb, sobre a questão:

“O secretário estadual Cícero Monteiro está muito equivocado. Primeiro, tem que ser simplesmente mais que uma vazão “ecológica”, porque não vivem somente uma fauna e flora dentro e na margem do Rio Catolé, mas sim uma cidade de 70.000 habitantes que está usando a água do rio!

E segundo, para quem gosta de fatos: conforme o site do SAAE, a companhia de água de Itapetinga (http://www.saaeitapetinga.com.br/site/agua/), a demanda de água das motobombas de Itapetinga é de 270 litros/s. Se na saída da barragem seja liberada uma vazão “ecológica” de 310 l/s, quantos destes será que chegam ainda em Itapetinga? Como Itapetinga não pode ter problemas com uma vazão mínima dessa???
Este secretário tem tanta falta de vergonha que nem faz esforço de esconder as graves falhas do projeto. Nem apareceu ainda em Itapetinga para ver a situação aqui ou para falar com alguém. Dessa forma, também ninguém vai acreditar no que está falando.
Vitória de Conquista tem que diversificar as fontes de fornecimento de água dela. O Rio Catolé está no final da capacidade dele e já tem duas barragens (Agua Fria I e II). Agora é a vez de tirar água do Rio Pardo, que tem uma vazão bem maior que aquela do Catolé. Fica mais longe, sim, e vai ser sim mais caro de trazer esta água por adutores, mas um centro urbano que se permite o luxo de crescer meio descontrolado, longe de rios, num lugar onde nem chove o suficiente, também tem que pagar mais caro pela água.”

11 respostas para “PROFESSOR DA UESB DUVIDA QUE “VASÃO ECOLÓGICA” NA BARRAGEM DO CATOLÉ SEJA SUFICIENTE PARA ABASTECER ITAPETINGA”

  • Luis Eduardo says:

    Amigo Davi:

    Numa hora dessa,cadê os que se dizem “representantes de Itapetinga”?
    Os senhores Geraldo Simões,Rosemberg Pinto,Lúcio Vieira Lima,cadê?
    Ou nossa cidade só é importante pra essa gente na hora do voto?

  • VAMOS DEIXAR QUE ITAPETINGA SEJA ABASTECIDA DE ÁGUA POR CARROS PIPAS ??? says:

    O Secretário de Desenvolvimento Urbano do PT da Bahia, Sr. Cícero Monteiro, além de desconhecer a realidade do Rio Catolé, também faz descaso com o povo de Itapetinga.

    Acredito que seja em função da maior quantidade de eleitores de Vitória da Conquista junto com os outros dois municípios que serão beneficiados pela barragem.

    REPITO NOVAMENTE: se a barragem for construída nas cabeceiras do Rio Catolé, retendo e armazenando suas águas limpas para abastecer os três municípios, cuja soma de suas populações é de mais de 500 mil habitantes, a pouca água que será liberada para descer para o nosso rio será insuficiente para manter a vazão e a VIDA do Rio Catolé que já está bastante sofrido, e entrando em fase terminal, está morrendo.

    Além do mais, antes de se construir a barragem nesse pequeno rio que abastece uma cidade inteira de mais de 70 mil habitantes, cujas águas já estão muito poluídas por descaso do poder executivo, eles deveriam fazer uma total recuperação das suas margens, reconstituir as matas ciliares com plantio de árvores nativas, retirar o lixo de suas margens e de dentro das águas e fazer o tratamento das águas poluídas vindas dos esgotos antes que elas sejam despejadas no nosso já cambaleante Rio Catolé.

    Se nada disso for feito, a pouca água limpa que será liberada se juntará com as águas já poluídas do rio e de nada servirá para a nossa população.
    Toda água limpa que se junta a água suja, só faz aumentar a quantidade de água poluída.

    Repito mais uma vez que o Rio Catolé corre sério risco de se transformar num grande ESGOTO A CÉU ABERTO.

    O POVO DE ITAPETINGA CORRERÁ RISCO DE VIDA, PRINCIPALMENTE A POPULAÇÃO CARENTE QUE NÃO PODERÁ COMPRAR BUTIJÕES DE ÁGUA MINERAL.

    A SAÚDE DAS FAMÍLIAS ITAPETINGUENSES FICARÁ EM CONSTANTES RISCOS. E NÃO ADIANTARÁ GASTAR RIOS DE DINHEIRO COM REMÉDIOS E TRATAMENTOS, PORQUE A FONTE TRANSMISSORA DAS DOENÇAS SERÁ O ESGOTO A CÉU ABERTO QUE SURGIRÁ PARTIR DA CONSTRUÇÃO DESSA BARRAGEM.

    TAMBÉM REPITO que as atividades econômicas que dependem das águas do Rio Catolé sofrerão sérios riscos:

    a) Sem água limpa em quantidade suficiente, a criação de gado de leite e de corte será fortemente prejudicada;

    b) Com a redução da produção de leite, muitos laticínios fecharão suas portas;

    c) A agricultura não poderá irrigar seus cultivos (hortaliças) com água poluída, pois ninguém poderá consumir esses produtos. As hortas comunitárias vão parar suas atividades;

    d) As terras banhadas pelo Rio Catolé serão desvalorizadas;

    e) O pagamento de financiamentos aos bancos oficiais será prejudicado, o que deixará alguns fazendeiros correndo risco de perderem suas terras hipotecadas para os bancos;

    f) Os bancos não concederão novos financiamentos para as atividades rurais pois as fazendas banhadas por nosso rio não mais terão água limpa e em quantidade suficiente para o gado beber; Para irrigar uma capineira? NEM PENSAR;

    f) O desemprego aumentará em nossa Cidade;

    g) OS BAIRROS CARENTES DE ITAPETINGA VÃO CHORAR E MENDINGAR PARA RECEBER ÁGUA POTÁVEL EM CARROS PIPAS.

    A alternativa correta seria abastecer Vitória da Conquista e os outros municípios atingidos pela seca COM TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO PARDO ou do RIO SÃO FRANCISCO.

    Fazendo a transposição de águas do Rio São Francisco, outros municípios, seriam beneficiados. MAS ELES PREFEREM A OBRA MAIS BARATA.

    Esse desgoverno do PT prefere prejudicar Itapetinga só porque no momento não temos na prefeitura gente com capacidade de LIDERAR, de fazer uma grande MOBILIZAÇÃO POPULAR para defender e proteger o nosso Rio Catolé.

    TOMARA QUE O POVO SE CONSCIENTIZE E MUDE A NOSSA ADMINISTRAÇÃO.
    COM CERTEZA, EM 2013, DR. ARNALDO E GERALDO TRINDADE VÃO LIDERAR UM GRANDE MOVIMENTO DA NOSSA SOCIEDADE PARA EMBARGAR NA JUSTIÇA O INÍCIO DESSA MAL PLANEJADA BARRAGEM.

    Rosangela (ZANA) = Candidata a Vereadora = 25.311, DEMOCRATAS.

  • Oie
    Quando Eu digo q nos proximos anos muito proximo, teremos que racionar agua,
    pois nosso prefeitim com certeza não passará com este problema, Sei q ele
    lava ate as mão com AGUA MINERAL. Agora meus queridos nos do POVÃO, tomar
    banho será um luxo. KAKAKAKAKAKA rir para não chorar, vergonhoso. Ja sabendo
    do fracasso das urnas, o prefeito quer passar seu ultimos dias a custa da prefeitura, como diarias, patrocinando bebedeiras aos seus amigos. E ficam aqui um monte de baba ovo a chupar os dedos. Outra inforção, ta um pula pula,
    meu DEUS. A traição do prfeitim vai ser grande.
    SORRIU ÉÉÉ 15 ÉÉÉ ELAAAA KATIAAAAAAAAAA KAKAKAKAKAKAKAKA
    SORRIU ÉÉÉ QUINZEEEEE ÉÉÉÉÉ KATTIIAAAAAAAAAAA

  • anonimo says:

    PRECISAMOS DE HOMENS COMO O PROF. KRAUSE , QUE SAIA EM DEFESA DO NOSSO RIO. E OLHA QUE NEM DE ITAPETINGA ELE É. MUINTO OBRIGADO PROFESSOR.

  • Fala sério... says:

    Pois é…o professor está coberto de razão, porém, na verdade o “secretário” não está equivocado, ele sabe realmente o tamanho do prejuízo que sua inconsequência trará para Itapetinga. Ele tem acessores, professores, engenheiros, etc, etc e etc… que o orienta e, por certo, fala a mesma coisa que o professor Leonhard, porém isso tudo é um interesse POLÍTICO onde “cobra engole cobra” e como nossa “cobrinha” aqui não tem veneno vai ser morta literalmente seca.

  • Davi Ferraz says:

    Luiz Eduardo, estamos órfãos de representantes. Já era o tempo em que existiam políticos sérios que defendiam os legítimos interesses das cidades por eles representadas. Os políticos de Conquista estão fazendo o seu papel, mas demonstram total desprezo às demais cidades da região, como Itapetinga, onde eles não têm votos. Com essa turma que você citou, estamos ferrados.Nenhum deles tem coragem (ou interesse) de topar essa briga.

  • Anônimo says:

    É Davi, disso tudo o que está dando a entender é que nós todos vamos ter que votar no PT porque se com o correligionário, o Governador fizer isso imagine o que não fará com a oposição: Arnaldo e Kátia. A coisa está feia.

  • Anônimo says:

    Precisamos fazer alguma coisa. Não dá pra ficar esperando por políticos. A sociedade pode se organizar. Aquela reunião na Camara de Vereadores, foi um início a gente sabe que tem cunho político tb. Mas não podemos ficar só nisso. Providências já…. Cadê a Promotoria Pública? Ela é responsável por qualquer ato que possa prejudicar a população.
    Ah, e só lembrando o pref. Leonhard Krause, não só não é de Itapetinga como não é do Brasil. Isso mesmo ele é Alemão. Com certeza um povo que tem educação e sabe correr atrás dos seus direitos. Ao contrário de nós brasileiros, passivos que só querem saber que correr atrás do trio… infelizmentre é pura verdade

  • Vagner says:

    Precisamos fazer alguma coisa. Não dá pra ficar esperando por políticos. A sociedade pode se organizar. Aquela reunião na Camara de Vereadores, foi um início e a gente sabe que tem cunho político tb e muito forte. Mas não podemos ficar só nisso. Providências já!!! E cadê a Promotoria Pública? Ela é responsável por qualquer ato que possa prejudicar a população.
    Ah, e só lembrando o prof. Leonhard Krause, não só não é de Itapetinga como não é do Brasil. Isso mesmo ele é Alemão. Com certeza um povo que tem educação e sabe correr atrás dos seus direitos. Ao contrário de nós brasileiros, passivos que só querem saber que correr atrás do trio… infelizmentre é pura verdade

  • Fazendo Justiça says:

    O QUE DIZ O TEXTO DO ARTIGO 225 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:
    ”Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

    Com certeza toda intervenção na natureza tem consequências e esta dsastrada barragem terá consequências tambem.
    Qual o impacto ambiental vai causar a construção desta barrágem?
    Irá rezolver definitivamente a falta de água de V. Conquista?
    Um possível cresimento da cidade de Itapetinga, terá agua para sua demanda?
    Qual é o futuro que queremos para nossa cidade?
    Como defender o bem que é de todos? Essas questões temos que discutir agora e não deixa para amanhã, porque poderá ser tarde demais.
    Baseado no artigo 225 da constituição federa, cabe a nós fazer um abaixo assinado ao Promotor de Justiça, pedindo um ação civil pública contra o Estado,impedindo a construção deste monstrengo.

  • Murilo Bandeira says:

    o que pensam os manés ptistas que bradam em nome do desenvolvimento desta cidade com toda esta situação que se mostra?? Azaleia fechando as portas, catulé secando e os come-feira agredindo cidadãos fisicamente e achando que PT é solução.

Deixe seu comentário


  • 6 de junho de 2022 | 10:06


  • 29 de maio de 2022 | 22:01


  • 29 de abril de 2022 | 10:42

  • ESPAÇO RECANTO MARINHO
    29 de março de 2022 | 00:43

  • MORADA DO PARQUE
    29 de março de 2022 | 00:04


  • 28 de março de 2022 | 23:37


  • 27 de março de 2022 | 01:11


  • 27 de março de 2022 | 00:52


  • 26 de março de 2022 | 01:20

  • RODRIGO TÁ FECHADO COM PEDRO TAVARES
    14 de fevereiro de 2022 | 22:34

    Outra especulação sem pé nem cabeça tenta por em dúvida o apoio de Rodrigo Hagge ao deputado Pedro Tavares (DEM), o que não tem cabimento a essa altura do campeonato. Rodrigo tem reiterado o seu apoio ao deputado Pedro Tavares, que tem desempenhado um excelente trabalho em defesa das pautas de Itapetinga na Assembleia Legislativa e junto aos órgãos governamentais, gozando da inteira confiança de Rodrigo e do grupo. Não tem concorrente à altura no município e será reeleito com grande votação. O resto é conversa besta de quem não tem informação segura e só vive de intriga…

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia