Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • João Pedro: Foi a melhor atração no tradicional forro pé de serra parabéns juá vc representou os artistas da terra...
  • Leitor: Direto aqui em itapetinga está tendo incêndios em terrenos baldios e ninguém fiscaliza,e muito menos há...
  • Anonymous: Meu Deus! que tragédia
  • Rose: So pode ser piada, chega na ser ridícula. Fora Lula.
  • O Indagador: Pesquisa DataFolha de hoje: 23/06/2022 Lula 47% Bolsonaro 28% Ciro Gomes 8% Janones 2%
  • Servidor público: Então na próxima quinta-feira, 23,não terá ponto facultativo.
  • Davi Ferraz: As informações sobre os espaços na festa de São João da Lagoa são da responsabilidade da Secretaria de...
  • anônimo: Rivadávia Ferraz, quais os valores de espaços (ambulantes), para comercializar na festa de São João na lagoa?
  • Servidor público: Será que no dia 23 teremos ponto facultativo?
  • Retado: Estão preocupados com os cargos para os apadrinhados.
  • Servidor público: Será que teve a sessão e foi aprovado os reajustes?
  • Servidor público: Mas será que ja vai valer para o salário de junho?
  • Leitor: E os bancos vão abrir amanhã amanhã, 16?
  • Servidor público: So podia ser do PT mesmo, ptralhas contra os direitos dos servidores municipais
  • João: Toda semana sai pesquisa de intenção de votos para presidente. O site q é do interior da Bahia, não publica os...
leitores online


“BARRAGEM NÃO VAI PREJUDICAR ITAPETINGA”, AFIRMA SECRETÁRIO

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, esteve em Vitória da Conquista no último final de semana , onde visitou o canteiro de obras da nova estação de tratamento de esgoto (ETE) e participou do ato de entrega de mil novas residências do projeto Minha Casa, Minha Vida. Em entrevista ao Blog do Anderson, Monteiro falou a respeito da Barragem do Rio Catolé, que já está em projeto para a resolução do abastecimento de água em Vitória da Conquista e cidades vizinhas. “A gente está terminando o projeto, em fase de conclusão, mais um mês aproximadamente. Já temos autorização do Ministério das Cidades para licitar assim que estiver pronto apresentar para Caixa, e a expectativa é lançar a licitação no final de novembro mais ou menos”, previu.

Sobre o receio da população de Itapetinga, com possíveis prejuízos que possam advir da construção da barragem, onde  o próprio prefeito José Carlos Moura afirma que irá protestar junto ao governador Wagner e à presidente Dilma Rousseff, o secretário estadual adiantou que o governo jamais estaria implantando um sistema para resolver uma situação e prejudicar outra. “Foi feito um estudo, os técnicos estudaram para que não fosse implantar uma barragem para prejudicar outro município, resolver uma situação e prejudicar outra. A gente vai regularizar uma vazão de 670 litros e vai liberar para o rio uma vazão chamada de vazão ecológica de 310 litros por segundo. Com isso as cidades que estiverem abaixo como Itapetinga não vai ter problema nenhum”, conclui. Informações Blog do Anderson

5 respostas para ““BARRAGEM NÃO VAI PREJUDICAR ITAPETINGA”, AFIRMA SECRETÁRIO”

  • Oie
    Eitab Prefeitim , este veio de encomenda, ate os amigos dele ja sabem
    q a derrota é certa. Todas as pesquisas mostram isto. E nas ruas a gente
    ver q o povo ta muito chateado com tanta safadeza.
    Mais um problemai ai q teremos q enfrentar. Ipedir de todas as formas
    que esta barragem seja feita. Se não será o caus da nossa cidade anos futuros.
    Por issso q digo q nossa cidade vinha entre eleições, um gro o outra ganhava,
    mas sempre traziam beneficios para nossa cidade. E este ai, vamos ter q voltar no tempo, refazer muitas coisas. E REZAR de fato para q nossa O Rio
    Catolé não seja sacrificado pelo uma campanha do PT DE CONQUISTA.
    Observe senhores, alem da saude, do comercio, da segurança teremos que passar por dificuldade ocasionada pelo prefeitim do PT paraguaio de Itapetinga. Isto seria calamitoso so vai sobrar para Itapetinga A LAMA
    DO RIO CATOLE.
    OBS.: Estão falando la em Conquista, q a AGUA DO CATOLÉ vas abastecer
    a cidade e lugarejos da caatinga ate a cidade de BELO CAMPO. Mais uma vez
    vcs povão é q irão pagar esta conta, vc acha q o SAAE vai deixar faltar agua nas casas do Centro ou da periferia, Estes desumanos num tem coração,
    tome cuidado vcs é q irão pagar a conta.
    VOTE EM KATIA E IREMOS BRIGAR COM ISTO, ou melhor nos todos iremos sim.
    SORRIU É 15 KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
    SORRIU É KATIAAAAAAAAAAA KAKAKAKA
    KAKAKAKAKA CUIDADO COM O PT DO MENSALÃO, DA POEIRA E DA LAMA
    ELES SÃO MALDITOS.

  • EM DEFESA DO RIO CATOLÉ, ZANA = 25.311 = CONTESTA ESSE SECRETÁRIO says:

    É BRINCADEIRA! É UMA AFRONTA À NOSSA INTELIGÊNCIA!

    Este Secretário Estadual do PT da Bahia está brincando com a inteligência do povo de Itapetinga e tenta nos enganar pensando que somos bestas.

    Se a barragem for construída nas cabeceiras do Rio Catolé, retendo e armazenando suas águas limpas para abastecer três municípios, cuja soma da população é mais de 500 mil habitantes, a pouca água que será liberada para descer pelo rio será insuficiente para manter a vazão do Rio Catolé que já está bastante sofrido.

    Antes de se construir a barragem, eles deveriam fazer uma total recuperação das margens do rio, reconstituindo suas margens ciliares com plantio de árvores nativas, retirando o lixo de suas águas e fazer o tratamento das águas poluídas que vem dos esgotos antes delas serem despejadas no nosso Rio Catolé.

    Se nada disso for feito, antes da construção da barragem, a pouca água limpa que descerá se juntará com as águas já poluídas do Rio Catolé e de nada servirá para a nossa população.

    O Rio Catolé corre sério risco de se transformar num grande ESGOTO A CÉU ABERTO.

    ALÉM DO RISCO PARA A SAÚDE DO POVO DE ITAPETINGA, as atividades econômicas que dependem das águas do Rio Catolé também sofrerão sérios riscos, coforme destaco a seguir:
    a) Não tendo água limpa em quantidade suficiente, a criação de gado de leite e de corte será fortemente prejudicada.

    b) Com a redução da produção de leite, muitos laticínios fecharão suas portas.

    c) A agricultura não poderá irrigar seus cultivos (hortaliças) com água poluída, pois ninguém poderá consumir esses produtos.

    d) As terras banhadas pelo Rio Catolé serão desvalorizadas.

    e) O pagamento de financiamentos aos bancos oficiais será prejudicado, o que deixará alguns fazendeiros correndo risco de perderem suas terras hipotecadas para os bancos.

    f) O desemprego aumentará em nossa Cidade.

    g) Logo, logo, será Itapetinga que vai mendigar para receber água potável de Vitória da Conquista.

    A alternativa correta seria abastecer Vitória da Conquista e os outros municípios atingidos pela seca com águas do RIO PARDO ou do RIO SÃO FRANCISCO.
    Mas não, eles, do PT, preferem prejudicar Itapetinga só porque no momento não temos na prefeitura gente com capacidade de fazer uma grande mobilização para nos defender e proteger o nosso Rio Catolé.

    TOMARA QUE O POVO SE CONSCIENTIZE E MUDE A NOSSA ADMINISTRAÇÃO. COM CERTEZA, EM 2013 IREMOS EMBARGAR O INÍCIO DESSA OBRA NA JUSTIÇA.

    Rosangela (ZANA) = Candidata a Vereadora = 25.311, DEMOCRATAS.

  • gilberto says:

    na seca ninguem ninguem vai poder irrigar,olhe la se agua tiver, ..em tempos de seca vai extinguir o rio,qualquer pessoa que intenda e conhece as medidas e medicoes de todas as epocas dificeis sabe..confira pra ver…gilbeto.

  • Eleitor says:

    Ja que a Priscila disse no primeiro comentario que todas pesquisas indicam a derrota do atual prefeito para reeleiçao,eu tenho conhecimento de algumas pesquisas,mas para saber se estamos bem informados,gostaria de saber de vc,Priscila,nas pesquisas que vc tem conhecimento,quem esta em 1º e 2º lugares?pode dizer?depois eu confirmo o que eu tenho conhecimento,ok?

  • leodobrasil says:

    O secretário estadual Cícero Monteiro está muito equivocado.

    Primeiro, tem que ser simplesmente MAIS que uma vazão “ecológica”, porque não vivem somente uma fauna e flora dentro e na margem do Rio Catolé, mas sim UMA CIDADE DE 70.000 HABITANTES está usando a água do rio!

    E segundo, para quem gosta de fatos: conforme o site do SAAE, a companhia de água de Itapetinga (http://www.saaeitapetinga.com.br/site/agua/), a demanda de água das motobombas de Itapetinga é de 270 litros/s. Se na saida da barragem seja liberada uma vazão “ecologica” de 310 l/s, quantos destes será que chegam ainda em Itapetinga? Como Itapetinga não pode ter problemas com uma vazão mínima dessa???

    Este secretário tem tanta falta de vergonha que nem faz esforço de esconder as graves falhas do projeto. Nem apareceu ainda em Itapetinga para ver a situação aqui ou para falar com alguém. Dessa forma, também ninguem vai acreditar no que está falando.

    Vitória de Conquista tem que diversificar as fontes de fornecimento de água dela. O Rio Catolé está no final da capacidade dele e já tem duas barragens (Agua Fria I e II). Agora é a vez de tirar água do Rio Pardo, que tem uma vazão bem maior que aquela do Catolé. Fica mais longe sim e vai ser sim mais caro de trazer esta água por adutores, mas um centro urbano que se permite o luxo de crescer meio descontrolado longe de rios num lugar onde nem chove o suficiente também tem que pagar mais caro pela água.

Deixe seu comentário


  • 6 de junho de 2022 | 10:06


  • 29 de maio de 2022 | 22:01


  • 29 de abril de 2022 | 10:42

  • ESPAÇO RECANTO MARINHO
    29 de março de 2022 | 00:43

  • MORADA DO PARQUE
    29 de março de 2022 | 00:04


  • 28 de março de 2022 | 23:37


  • 27 de março de 2022 | 01:11


  • 27 de março de 2022 | 00:52


  • 26 de março de 2022 | 01:20

  • RODRIGO TÁ FECHADO COM PEDRO TAVARES
    14 de fevereiro de 2022 | 22:34

    Outra especulação sem pé nem cabeça tenta por em dúvida o apoio de Rodrigo Hagge ao deputado Pedro Tavares (DEM), o que não tem cabimento a essa altura do campeonato. Rodrigo tem reiterado o seu apoio ao deputado Pedro Tavares, que tem desempenhado um excelente trabalho em defesa das pautas de Itapetinga na Assembleia Legislativa e junto aos órgãos governamentais, gozando da inteira confiança de Rodrigo e do grupo. Não tem concorrente à altura no município e será reeleito com grande votação. O resto é conversa besta de quem não tem informação segura e só vive de intriga…

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia