Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • João Pedro: Foi a melhor atração no tradicional forro pé de serra parabéns juá vc representou os artistas da terra...
  • Leitor: Direto aqui em itapetinga está tendo incêndios em terrenos baldios e ninguém fiscaliza,e muito menos há...
  • Anonymous: Meu Deus! que tragédia
  • Rose: So pode ser piada, chega na ser ridícula. Fora Lula.
  • O Indagador: Pesquisa DataFolha de hoje: 23/06/2022 Lula 47% Bolsonaro 28% Ciro Gomes 8% Janones 2%
  • Servidor público: Então na próxima quinta-feira, 23,não terá ponto facultativo.
  • Davi Ferraz: As informações sobre os espaços na festa de São João da Lagoa são da responsabilidade da Secretaria de...
  • anônimo: Rivadávia Ferraz, quais os valores de espaços (ambulantes), para comercializar na festa de São João na lagoa?
  • Servidor público: Será que no dia 23 teremos ponto facultativo?
  • Retado: Estão preocupados com os cargos para os apadrinhados.
  • Servidor público: Será que teve a sessão e foi aprovado os reajustes?
  • Servidor público: Mas será que ja vai valer para o salário de junho?
  • Leitor: E os bancos vão abrir amanhã amanhã, 16?
  • Servidor público: So podia ser do PT mesmo, ptralhas contra os direitos dos servidores municipais
  • João: Toda semana sai pesquisa de intenção de votos para presidente. O site q é do interior da Bahia, não publica os...
leitores online


AZALEIA JÁ DEMITIU QUASE 13 MIL OPERÁRIOS EM APENAS UM ANO

Número de funcionários vem sendo reduzido drasticamente

 

ITAPETINGA: Levantamento feito pela Assessoria de Comunicação da Coligação Novo Tempo para Itapetinga, por meio de pesquisa a banco de dados da Gerência Regional da SUDIC em Itapetinga, constatou que entre abril de 2011 a julho de 2012 a perda de empregos com carteira assinada na microrregião, só na empresa Vulcabras Azaleia, foi de 12.803 empregos, sendo sua grande maioria no município de Itapetinga, onde está instalada a sede da empresa.

Trocando em miúdos, em abril de 2011 havia 25.316 trabalhadores na Vulcabras Azaleia e em julho deste ano, apenas 12.513, segundo a SUDIC. Agora é só o leitor fazer a conta para ter uma ideia das perdas para a economia de Itapetinga e microrregião, além do grave problema social que o desemprego provoca para as milhares de famílias afetadas.

O impacto do alto índice de desemprego em Itapetinga também pode ser avaliado com os dados do CAGED-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. Segundo dados do CAGED, só o setor da Indústria de Transformação, responsável por aproximadamente 20 mil novos empregos entre maio de 2008 e julho de 2012, exclusivamente em Itapetinga, também foi responsável por 18.636 demissões no município, no mesmo período. O segmento da Indústria de Transformação inclui predominantemente a Vulcrabras Azaleia, mas também comporta outras empresas.

Como se não bastassem as demissões em massa, Itapetinga, enquanto município, desde a instalação do Distrito Industrial,  não tem tido força para atrair novas empresas para compensar o desemprego desenfreado dos últimos anos. Ao contrário,  ainda de acordo com a  Gerência Regional da SUDIC no município, cerca de 6.500 novos empregos, que poderiam ter vindo para Itapetinga, foram perdidos para Vitória da Conquista, Itarantim e Campina Grande(PB).

“Diretores das indústrias Maratá (de alimentos), Majal e Paquetá (de calçados) estiveram em Itapetinga e chegaram a apresentar ao prefeito suas solicitações de parceria para instalar aqui as indústrias, porém, diante da falta de interesse no apoio que pretendiam, decidiram apostar em outros municípios onde tiveram melhor receptividade”, lamenta o gerente regional da SUDIC em Itapetinga.

A Maratá, por exemplo, queria do município a cessão, em comodato, de um terreno de 100 mil metros quadrados para instalação da fábrica que iria gerar 3.000 empregos.  A Majal pediu terreno de 30 mil metros quadrados, chegou a medir a área, mas como dependia de intermediação do governo municipal para conseguir também um dos galpões vazios no Distrito Industrial de Itapetinga (que antes era utilizado, pela Vulcabras Azaleia) e essa  intermediação não veio, desistiu de trazer para cá mais de 1.500 empregos.  A Paquetá Calçados iria gerar 3.000 novos empregos.

“O papel do gestor municipal, numa hora dessas, é de mobilizador. Deve buscar soluções junto ao governo do Estado, mobilizar a Câmara de Vereadores, se necessário, até desapropriar terrenos, mas nunca deixar as empresas irem embora”, afirma o gerente da SUDIC, que mediou os contatos. Enquanto isso, os trabalhadores, os comerciantes, prestadores de serviços e a população de Itapetinga, em geral, choram suas perdas, cada vez maiores.

 

 

 

 

 

 

 

12 respostas para “AZALEIA JÁ DEMITIU QUASE 13 MIL OPERÁRIOS EM APENAS UM ANO”

  • Para reflexão says:

    E ainda tem alguns abestalhados,alienados,que ficam pelas ruas,batendo no peito e defendendo este governo medíocre e “estourado” que aí está.
    Gente,larguemos de paixões políticas,de rompantes “vermelhísticos” e vamos ver o que essa trupe que está no poder fez para o progresso de Itapetinga.
    Lembrando que o Minha Casa minha vida é um programa federal,gerido pelo ministério das cidades e CEF.A diferença é que o mutuário paga 50,00 por um período de 15 anos,e o saldo devedor restante o governo federal quita junto à caixa.
    Ah Davi,dá um pulinho no Residencial 12 de Dezembro e no Moacyr Moura: os moradores menos esclarecidos estão sendo coagidos a adesivarem suas residências e janelas com as insígnias petistas,sob pena de perderem as casas,segundo a prefeitura e alguns candidatos a vereador.
    Ja protocolei denúncia nas ouvidorias da CEF e do Ministério das Cidades,e gostaria que o senhor,pela seriedade e compromisso com a verdade,pautas inexoráveis do seu trabalho,investigasse mais essa dicotomia,no apagar das luzes deste triste e medíocre governo,que,queira Deus,se findará em 31/12/2012

    Obrigado.

  • MARCIO MOTA says:

    E AINDA FICAM UM BANDO DE IDIOTAS DEFENDENDO ESSE PREFEITORZINHO DE MERDA, O GRANDE PREFEITO DE ITAPETINGA DR JOSÉ OTAVIO TROUXE A AZALEIA E ESSE C…….. ESTÁ DEIXANDO IR EMBORA AOS POUCOS, ACORDA PAIS DE FAMILIA,,,,,,,,,

  • para gastar com farra o dinheiro ee ter ideias falsas eles sabem agora em investir de verdade em nossa cidade eles nao sabem ate que ponto vão ficar essa falta de respeito com a população …………

  • fernando almeida says:

    o que o prefeito jose carlos moura tem feito para trazer emprego para estas pessoas que estão desempregadas e voces do 13 estão comemorando o que? a população de itapetinga está diminuindo e este prefeito não trouxe nada para segurar estas pessoas que estão indo embora,o 13 está estourando mesmo com a cidade de itapetinga população de itapetinga pense nisso em outubro para não se arrepender mais tarde …

  • A REGRA É CLARA: ARNALDO RESPONDE AO ELEITORADO says:

    PERGUNTA DO ELEITOR: Dr. Arnaldo, ainda sou jovem e este ano vou votar pela primeira vez e votarei no 22 pela melhor qualidade dos candidatos, mas tenho ouvido de pessoas maldosas e desinformadas acusações de que o senhor não foi o ótimo secretário de saúde como a maioria afirma, o que o senhor tem a dizer sobre essas acusações levianas?

    ARNALDO RESPONDE: Caro Eleitor, A REGRA É CLARA, conto com a sua paciência para você ler todas as informações esclarecedoras que cito abaixo. São as principais realizações e benefícios que Dr. José Otávio e Dr. ARNALDO fizeram quanto foram prefeito e SECRETÁRIO DE SAÚDE. Então vamos lá:
    Eles dois fizeram nosso Município melhorar saindo do 63º lugar para o 17º, em qualidade de saúde pública;
    Reduziu a taxa de mortalidade infantil de 47% para 14,2%;
    Implantou os CINCO primeiros Programa de Saúde da Família – PSF de Itapetinga;
    Implantou o Pré-Natal com atendimento médico em todas as unidades de saúde;
    Implantou o CAPS e atendimento psiquiátrico em unidade de saúde;
    Implantou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PAC´s;
    Adquiriu os equipamentos e implantou a realização de exames de ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia gratuitamente para a população carente;
    Reformou, ampliou e equipou todas as unidades de Saúde; Implantou o Programa de Assistência Farmacêutica, criando coordenação e ampliando os itens de medicamentos da farmácia básica;
    Implantou o Programa de Combate à Dengue e outras endemias;
    Promoveu 100% de atendimento médico e odontológico à população de baixa renda na sede e nos distritos;
    Implantou o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero;
    Implantou a Vigilância Sanitária Municipal;
    Ampliou a contratação e a capacitação de profissionais de saúde;
    Avançou na implantação da portaria 304, chegando a alcançar o índice de inspeção de 90% da carne consumida pela população;
    Implantou o programa de Saúde Bucal nas unidades de saúde, instituições filantrópicas e escolas;
    Alcançou cobertura de 100% das vacinas básicas em crianças menores de 01 ano;
    Providenciou a contratação de médico pediatra para Bandeira do Colônia;
    Proporcionou cobertura vacinal mensal nos distritos; Firmou convênios para atendimento de média e alta complexidade em outros municípios;
    Realizou investimento em ambulâncias para encaminhamento de pacientes;
    Fez a coordenação das unidades de saúde por Enfermeiras de Nível Superior;
    Conselho Municipal de saúde atuante, com freqüência mensal nas atividades;
    Implantou o Plano de Saúde Municipal e elaboração anual do relatório de gestão;
    Elaborou o Plano de Ação de Combate à Tuberculose;
    Implantou o Programa de Planejamento Familiar;
    Informatizou a Secretaria de Saúde, com todos os programas implantados ( exigência para a municipalização);
    Manteve Unidades de saúde equipadas, reformadas e ampliadas. ====

    CANSOU DE LER? CALMA, JÁ SABEMOS QUE MUITOS DOS BENEFÍCIOS ACIMA NÃO ESTÃO MAIS FUNCIONANDO, MAS NÃO SE DESESPERE PORQUE VAMOS RETORNAR À PREFEITURA, E, NA CONDIÇÃO DE PREFEITO, VAMOS RECUPERAR, AMPLIAR E MELHORAR TUDO EM BENEFÍCIO DA SAÚDE DE ITAPETINGA. MANTENHA SUA ESPERANÇA E VOTE NO AZUL 22.

  • Oie
    Caro Amigos, quando venho aqui falar a verdade q acontece com nossa cidade
    e pedir q reflitam quando falo. Falo mal deste prefeito, pois onde eu poderia falar bem? Como poderia falar de uma pessoas q nos ultimos 4 anos so trouxe atraso, O q Michel e Jose Otavio fizeram por Itapetinga, ele destruiu.
    Eles estão iludindo eles mesmo, todas as pesquisas mostram q o O prefeitim perde as eleiçõs, e num seria por menos, onde andamos o povo so quer tirar eles daí. Enriqueceram um monte de gente incompetentes, q nem menos nada fez pela nossa cidade, a não ser para interesse proprio.
    Por isso amigos e amigas, sem ilusão, vamos a luta pois a vitora a cada dia ta mais perto, e vamos lutar para tirar esta corja de incompetente, sangue sugas e comes feiras da prefeitura.
    Chega de MENSALÃO, POEIRA E LAMA
    SORRIUUUUUUUUUUUUU ÉÉ 15 KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA
    SORRIUUUUUUUUUUUUU ÉÉ ELA SORRIUUUUUU É É KAAAAAAAAAAAAATIAAAAAAAAA

  • Oie
    Olha gente, todos vcs podem ser um pesquisador, e saia em varios lugares
    e pergunte com quem ta o POVO, O POVÃO EM GERAL:
    Pergunte nos mercadinhos como estão as vendas;
    Pergunte nas lojas do centro;
    Pergunte nas ruas as pessoas;
    Pergunte nos HOSPITAIS como está a saúde;
    Pergunte na periferia;
    Pergunte os feirantes, seleiros,marcineiros, serralheiros, pedreiros,pergunteaos enfermeiros, professores concursados, ate mesmo os pipoqueiros sorveteiros, se eles estão satisfeitos com suas vendas.Se EU fosse falar de todos, seria uma calamidade.
    Pergunte o pessoal do PONTO CERTO, mecanicos, chapistas, soldadores, pintores, A REVOLTA É GERAL;
    Pergunte os demitidos da AZALEIA, pergunte a eles, é vergonhoso seu Prefeitim. Tenho certeza q tem gosto de mel NOSSA VITORIA tem gosto de mel
    SORRIU É É É QUINZE, SORRIU ÉÉÉ ELAAAAAA KAKAKAKAKAKAKAKA
    SORRIUUUUUU ÉÉÉ KAAAAAAATIA QUINZEEEEEEEEEEEEEE

  • Neeto Porto says:

    Abr.2011 à jul. 2012 = 15 meses + 13° salário.

    12.803 funcionários x R$: 622,00 = 7.963.466,00 por mês

    7.963.466,00 X 15 meses + 13° salário = cerca de 127.415.456,00 de investimentos perdidos para a nossa população. Como será que essas pessoas vão se virarem pra sustentarem seus lares agora ?

  • Marcos says:

    Davi ante fim desde ano tem demitir mais 3.000 funcionarios.Para chega meta.O prefeito nao ver isso não.Pessoal vc fica atras 13,15,22 a empresa da cidade esta indo embora quero onde um deste canditado vai arruma uma deste suporte..

  • Filho de Itapetinga says:

    Segunda feira 03 inicia o periodo de demissões novamente, pois do dia 1º até o dia 15 de cada mês são as datas de demissões.

  • AN//ÕNIMO says:

    *ADORO ÊSTE BLOG..SÓ ANUNCIA..COISAS RUINS DE ITAPETINGA..QUE BELEZA..

    ÊSTE BLOGUEIRO NÃO ENXERGA AS COISAS BOAS..NUNCA..

    SERÁ QUE ÊLE AMA NOSSA CIDADE?

    EIS..A QUESTÃO!!

  • Davi Ferraz says:

    Anônimo, fala uma ‘coisa boa’ aí para eu publicar. Tirando o seu emprego na prefeitura, é claro.

Deixe seu comentário


  • 6 de junho de 2022 | 10:06


  • 29 de maio de 2022 | 22:01


  • 29 de abril de 2022 | 10:42

  • ESPAÇO RECANTO MARINHO
    29 de março de 2022 | 00:43

  • MORADA DO PARQUE
    29 de março de 2022 | 00:04


  • 28 de março de 2022 | 23:37


  • 27 de março de 2022 | 01:11


  • 27 de março de 2022 | 00:52


  • 26 de março de 2022 | 01:20

  • RODRIGO TÁ FECHADO COM PEDRO TAVARES
    14 de fevereiro de 2022 | 22:34

    Outra especulação sem pé nem cabeça tenta por em dúvida o apoio de Rodrigo Hagge ao deputado Pedro Tavares (DEM), o que não tem cabimento a essa altura do campeonato. Rodrigo tem reiterado o seu apoio ao deputado Pedro Tavares, que tem desempenhado um excelente trabalho em defesa das pautas de Itapetinga na Assembleia Legislativa e junto aos órgãos governamentais, gozando da inteira confiança de Rodrigo e do grupo. Não tem concorrente à altura no município e será reeleito com grande votação. O resto é conversa besta de quem não tem informação segura e só vive de intriga…

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia