ITAPETINGA: COMUNIDADE REGIONAL DEBATE SOBRE BARRAGEM DO CATOLÉ
ITAPETINGA: Surpreendida pelo anuncio da liberação de recursos para construção de uma barragem na nascente do Rio Catolé, a comunidade de Itapetinga se mobilizou através da coligação “Um novo tempo para Itapetinga”, representada pelo Dr. Arnaldo Teixeira, e realizou um importante e representativo evento na última terça-feira na Câmara de Vereadores.
Com a presença de diversas autoridades e representantes classistas em destaques os mestres e doutores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB: Dr José Luiz Rech – Vice-Reitor da UESB; Drª Patrícia Araujo (UESB); Mestre Geraldo Trindade (UESB); professor, Weligton (UESB); professor, Ronaldo Vasconcelos (UESB); professor Danilo Silva (UESB); professor, Ronan Batista (UESB); professora, Cledilene Batista (UESB); professora, Flávia Mariani (UESB); doutoranda, Nelma Gusmão (UESB) e Josevan Dutra; Mestre em Geografia (Instituto APAIRI). Também fizeram presentes: Dr. Fabrício (OAB); Pr. Linderval de Assis; Dr. José Otávio; Robert Araujo (presidente de conselho); vereador, Fabiano Bahia; Iran ferrão (ADAB); entre outros.
A Mesa dos Trabalhos presidida pelo pedagogo e ambientalista, Jorge ferreira (APAIRI), após exaustivo debate e exposição feita pelos professores: Mestre, Geraldo Trindade e Drª Patrícia Araujo com temas relacionados ao Rio catolé e a barragem que será construída, o presidente da Mesa, Jorge ferreira encaminhou a plenária as seguintes propostas: 1. Solicitação imediata de uma “Audiência Pública com os técnicos da EMBASA; 2. Uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, já requerida pelo vereador, Dedé Morais; 3. Documento Manifesto assinado por todos e entregue às autoridades da União Estado e Município; 4. Ação judicial para embargo se o projeto for prejudicial a Itapetinga e região. Aprovado as prospostas o presidente da mesa Jorge Ferreira, passou a palavra para Dr. Arnaldo Teixeira para fazer o encerramento do evento.
Itapetinga 40 Graus
Definitivamente, por se mobilizar em uma causa tão importante como essa, VOU VOTAR em Dr. Arnaldo, porém é preciso deixar claro, que tão solução será cobrada pelo povo, prncipalmente do vice candidato que aparenta tamanha competência.
É preciso que a liderança de Itapetinga e a população façam por merecer a continuidade da vazão do rio catolé por aqui, ois até agora nada fizeram que justificasse sua perenidade, só usaram o rio e praticamente o mataram e vit´roia da Conquista agora está querendo dá o tiro de misericórdia.
Cadê o palerma do prefeito e dos vereadores?
Ah,esse papo de “ajudar e servir”,de “estar ao lado do povo” é só pra jingle eleitoral,né?
Parabéns a todos que estão engajados nessa luta: a população de Itapetinga e cidades vizinhas, médico Arnaldo Texeira, Prof. Geraldo Trindade, Vice-Reitor da UESB Prof. José Luiz Rech, Fabrício Moreira (Presidente da OAB de Itapetinga), pastor Linderval de Assis Pinto,o ex-prefeito José Otávio Curvelo, o presidente do Conselho das Instituições de Itapetinga(CRI), Robert Araújo, Jorge Ferreira Rodrigues (Jorge Pantera) membro do grupo ambientalista APAIRI e demais autoridades. Em especial à Profª da UESB Drª Patrícia Araújo de Abreu pela execução do Projeto de extensão “Mata Ciliar do Rio Catolé: Conhecer e conservar para então recuperar”.
A solução encontrada por alguns pode gerar problemas para outros!!
Hoje de manhã, o prefeito JCM estava enfurecido e ele mesmo resolveu escrever uma mensagem para ser transmitida pelos carros de som do 13. A mensagem foi interceptada, amassada e o papel jogado no lixo. Redigiram outra. A “pérola” escrita por JCM foi recuperada e estava escrita assim:
“MEU POVO DE ITAPETINGA, AQUI QUEM FALA É O PREFEITO JOSÉ CARLOS MOURA.
FIQUEI SABENDO HOJE, ATRAVÉS DE PESSOA DA MINHA CONFIANÇA, QUE QUEREM CONSTRUIR UMA BARRAGEM NO RIO CATOLÉ.
QUERO TRANQUILIZAR A TODOS QUE EU NÃO VOU DEIXAR.
EU PROMETO QUE TODOS OS DIAS, EU E MEU VICE, VAMOS PESSOALMENTE CIRCULAR NAS MARGENS DO RIO CATOLÉ, PARA FISCALIZAR.
VAMOS FAZER UMA FISCALIZAÇÃO DIARIAMENTE, A COMEÇAR DA NOVA ITAPETINGA ATÉ A FAZENDA RECANTO INDIANO, JÁ DEPOIS DA CIDADE.
AQUI EM ITAPETINGA EU NÃO VOU DEIXAR NINGUÉM CONSTRUIR NENHUMA BARRAGEM”.
Os Petistas de Vitória da Conquista estão morrendo de rir até agora.
Os Petista daqui estão chorando escondidos e envergonhados.
Quem manda o povo escolher errado por duas vezes seguidas.
A solução é Dr. Arnaldo e Geraldo Trindade. 22 Neles!!!!!
POIS VC DEVERIA ESTA SATISFEITO EM SABER QUE O NOSSO PREFEITO QUER LUTAR POR UM BEM QUE E SO NOSSO PQ FUTURAMANTO SE ESSA BARRAGEM FOR CONCRETIZADA E NOS QUE VAMOS TER AS DIFICULDADES QUE PODERAO VIR E SERAO MUITO GRAVE
Este primeiro evento em defesa do Rio Catolé foi excelente pela qualidade e oportunidade das excelentes palestras que servirão para alertar a população dos municípios que sofrerão com a falta de água de boa qualidade, especialmente para o povo de Itapetinga, que será o mais atingido, em função da diminuição da vazão desse nosso rio, a partir da construção da barragem.
Também quero parabenizar o importante pronunciamento de Agente de Desenvolvimento Sr. Tranquilineto Leão que informou que ele, em 2005, participou de seminário promovido pelo governo federal para debater o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, para servir aos outros estados nordestinos que também sofrem com o problema da seca.
No curto tempo que lhe foi concedido, Neto Leão realizou uma importante comparação entre os dois projetos: o do Rio São Francisco e o do Rio Catolé.
Deixou claro que a construção de barragem na parte inicial do Rio Catolé é infinitamente mais danosa para a sobrevivência do nosso rio, do que a transposição das águas do Rio São Francisco, que está sendo feita na sua parte final, quando o Velho Chico já se aproxima para desaguar no mar.
Neto Leão também destacou que, com a construção da barragem, o Rio Catolé terá a sua vazão muito diminuída e suas poucas águas continuarão sendo poluídas por agrotóxicos, lixos e águas poluídas vindas dos esgotos de hospitais e residências.
Também afirmou que se nada for feito para recuperar e proteger o Rio Catolé, Itapetinga corre o sério risco de ter um grande esgoto a céu aberto.
Obrigado pelo convite que recebí para participar desse evento. E, novamente, meus parabéns a Neto Leão. Seu forte pronunciamento foi um grande alerta para todos nós que ali estivemos presentes ouvindo tudo atentamente.
cristina, acorda cristina. esse assunto da barragem foi abordado a mais de seis meses em todos veiculos de imprensa e só agora que esse zé preguiça vem pronunciar. acorda cristina.
O PRIMEIRO PROGRAMA ELEITORAL DE ZE CARLOS MOURA DEU UM SHOW, MUITO BEM TRABALHADO, PRODUZIDO, FALOU SOBRE A FAMILIA COM UMA PEQUENA BIOGRAFIA DE TODA FAMILA DO PREFEITO E DO VICE ALECIO.
SERÁ PORQUE OS OUTROS CANDIDATOS NÃO FALARAM SOBRE FAMILIA HEN????????????
O caso é q O lado do 22 esta aproveitando desse ocorrido p tirar vantagem em cima do atual prefeito de itapetinga, JCM ja manifestou sua insatisfação e e sua mobilidade p mudar esse quadro. Mas é isso ai independente de politicagem ou não, todos nós seremos prejudicados com essa barragem, então temos q lutar juntos! Se os tres lados se aliarem por esta causa, a probabilidade de êxito será maior! Então vamos lá 13, 22 e 15.
SE OS FAZENDEIROS SÃO COBRADOS NO NOVO COD. FLORESTAL PARA RESPEITAR AS NASCENTES ETC, ETC, ETC, POR CONTA DA UTILIZAÇÃO DAS AGUAS ´PARA A ALIMENTAÇLÃO DAS CIDADES E SUAS POPULAÇÕES, COMO NÃO COBRAR DO GOVERNO AÇOES NO MESMO SENTIDO, NATURALEMTE RESPEITANDO AS NECESSIDADES DAS CIDADES.
PARABENS MEU FUTURO PREFEITO. SÃO ATITUDES COMO ESTA QUE REFORÇA A NOSSA VONTADE DE APOIA-LO ATÉ A POSSE NA PREFEITURA DE NOSSA QUERIDA ITAPETINGA.
DEIXE DE PREGUIÇA, SAIA DA INERCIA, TER FALTA DE APTIDÃO PARA GOVERNAR. VISTA AZUL, BOTÉ FÉ, VOTE 22 E FAÇA ITAPETINGA MELHOR
ESTE PROJETO É TÃO IMBECIL QUANTO ” A TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO ”
Norte Energia interrompe obras em Belo Monte
Empresa diz que tentará reverter a decisão judicial que obrigou a paralisação
23 de agosto de 2012 | 13h 28
Agência Estado
SÃO PAULO – A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Altamira do Pará, anunciou hoje a suspensão da execução das obras civis do projeto. A decisão, conforme breve comunicado da empresa, respeita determinação judicial. Na semana passada, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu por unanimidade conceder provimento parcial a um pedido do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) e determinou a imediata suspensão das obras do complexo hidrelétrico, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.
No mesmo comunicado, a companhia informou que está adotando “todas as medidas cabíveis” para reverter a decisão judicial, “com o objetivo de que as atividades suspensas voltem à normalidade com menor tempo possível.”
A decisão da 5ª Turma foi anunciada após constatação de ilegalidades no processo de autorização da obra, a qual deve respeitar determinações da Constituição e da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Não se cumpriram as disposições da OIT e da Constituição, que determinam a participação efetiva das comunidades indígenas em qualquer tomada de decisão do poder público que possa resultar em impactos em suas terras, cultura e bens materiais e imateriais”, destacou na oportunidade o desembargador Souza Prudente.
MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NA MICROBACIA
HIDROGRÁFICA DO RIO CATOLÉ, EM ITAPETINGA
Os monitoramentos de parâmetros de qualidade de águas nos corpos hídricos
são de extrema importância, principalmente aqueles que fornecem água para a
população, visando à prevenção de possíveis agravantes a saúde pública e também
para poder desenvolver ações de recuperação dos corpos hídricos já fortemente
impactados por ações antrópicas consideradas deletérias.
O rio Catolé é fonte primordial de água doce para toda a população rural e urbana do município de Itapetinga, Caatiba e Barra do Choça. Cassilândia é abastecida pelo rio Catolézinho. Com uma população de aproximadamente 120.000 habitantes dependentes diretos destes rios. Os usos mais preponderantes de suas águas além do abastecimento da população local é a manutenção de atividades agropecuárias em propriedades rurais. Por isso é imprescindível o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre os corpos de água.
Bacia Hidrográfica do rio Catolé e monitorar suas águas é uma necessidade urgente uma vez que há na região indústrias, hospitais, escolas, frigoríficos, etc que
produzem efluentes além dos esgotos domésticos que são lançados in natura nos
corpos de água.
O rio Catolé tem se mostrado um forte sobrevivente apesar de todas as adversidades provocadas pelo homem, mas já não apresenta suas características nativas há anos, por isso estudos desta natureza são necessários na sub bacia do rio Catolé. Grande, questionamentos e reflexões acerca do que se pode considerar coerente entre o uso e a necessária conservação dos recursos hídricos e a participação efetiva do ser humano na construção da cidadania.
(Centro Científico Conhecer – ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Goiânia, vol.5, n.8, 2009).
O NOVO MATADOURO DE ITAPETINGA.
DR. ARNALDO, JA EXISTE UM MATADOURO BEM PROXIMO A NOSSA CIDADE, QUE EM SE FAZENDO UMA PARCERIA PUBLICO PRIVADA, PODERIA SER UMA NOVA FONTE DE RENDAS E DE EMPREGOS PARA O MUNICIPIO.
ADEQUA-LO A UMA SITUAÇÃO NORMAL E ACEITAVEL NO QUE SE REFERE A SAUDE PUBLICA É FACTIVEL, SEM QUE OS RESIDOUS E ODORES POSSAM PREJUDICAR A NOSSA QUERIDA POPULAÇÃO. PENSE NISSO. JA CHEGA DE MANDAR GADO PARA V. DA CONQUISTA, PARA SER ABATIDO E VOLTAR PARA SER VENDIDO POR AQUI, ALEM DO FATO DOS ABATES CLANDESTINOS.
SAI DA FALTA DE EMPREGO E OPORTUNIDADES. VISTA AZUL, BOTE FÉ, VOTE 22 E FAÇA UMA ITAPETINGA MELHOR
GISLENE SANTOS E ITAPETINGUENSE; ME DESCULPE MAIS VOCÊS DOIS DEVERIAM ANDAR POR ITAPETINGA E VER O CAOS QUE NOSSA CIDADE ESTA, SEI QUE NÃO É TUDO CULPA DESTA ADMINISTRAÇÃO,SENDO UMA PARTE DA PASSADA COM O SR. MICHEL E DONA KATIA….SÓ QUE OS PROBLEMAS SE JUNTARAM POR CAUSA DO TEMPO 08 (OITO ANOS) E ESTES GOVERNANTES NÃO FIZERAM NADA ….TEMOS QUE MUDAR E A MUDANÇA É DR. ARNALDO E PROF. GERALDO. 22 UM NOVO TEMPO PARA ITAPETINGA É O QUE QUEREMOS.
No evento em defesa do Rio Catolé, realizado na Câmara Municipal, as lideranças presentes e representadas, deliberaram por tomar algumas importantes ações conjuntas para defender e proteger o nosso rio.
Os especialistas da UESB, representantes de IGREJAS, Ordem dos Advogados, Associação das Entidades de Itapetinga, e diversas outras, se juntaram a Dr. Arnaldo e Geraldo Trindade para agir imediatamente.
Para defender o nosso Rio Catolé não é somente através de Política, por isso, Dr. Arnaldo já buscou e vem ampliando as parcerias com instituições e com INTELECTUAIS do meio-ambiente para esta luta que vai começar.
INFELIZMENTE, PARA O RIO CATOLÉ, O PREFEITO DE ITAPETINGA NÃO VAI PODER FAZER NADA POR TRÊS GRANDES MOTIVOS:
Primeiro: ele não tem forças para derrubar o projeto criado e aprovado pelos seus próprios companheiros de partido (PT);
Segundo: porque ele não sabe liderar nada mesmo. É que falta massa cinzenta no cérebro; e
Terceiro: Ele não gosta de trabalhar, vai preferir ficar quieto no seu canto e deixar que quem quiser que resolva o pepino que seus deputados e governador do PT criaram e aprovaram.
Dr. Arnaldo e Geraldo Trindade, o Rio Catolé pede socorro a vocês dois!!!
Povo de Itapetinga, vamos apoiar o 22 para Dr. Arnaldo e Geraldo Trindade salvarem o nosso Rio Catolé.
O programa meloso do PT falando de família, foi colocar a mulher e filhos dos candidatos falando bem deles.
Esse povo do PT não engana ninguém. Quem já viu, mulher e filhos falarem mal do esposo e pai, em programa eleitoral do candidato?
Era só o que faltava. A mulher do prefeito falar assim:
“Oh meu Deus! me ajude. Faça com que o meu marido deixe a “marvada” de lado e chegue sóbrio em casa e no trabalho.
Os filhos do Prefeito e do Vice: “Minha cabeça está tão confusa! Não estou entendendo mais nada! Meu pai diz que é feio mentir e é só o que ele faz, desde que entrou no PT!
o 13 estava o tempo todo sabendo deste projeto e não fez nada,agora é que vai fazer?
depois da onça morta todo cachorro magro quer mijar.
respeita o povo,itapetinga merece respeito.
não vote nessa qua… que esta por enquanto na prefeitura.
vote na oposição a esse bando.
ZE CARLOS GANHOU EM UMA UNA QUE FOI ABERTA NA PRAÇA DA BIBLIA.
EU VI O RESULTADO, DISPARADO NA FRENTE
voce viu a urna do ponto certo, a rejeição deste prefeito é muito grande e não se fala em mais nada a onda agora é ela KÁTIA 15…
Davi, por onde anda Jeremias Pereira?
Lia, chorando pelos cantos, depois do chega-prá-lá que Alécio deu nele.
André Si Dane,
Na pesquisa que você cita, a pergunta era: Em qual candidato você não votaria de jeito nenhum? Era uma pesquisa para saber a REJEIÇÃO dos candidatos.
Naquela pesquisa eu também votei em José Carlos Moura.