Desfile do prefeito na sua obra inacabada, protegido por batedores e seguranças

 

ITAPETINGA: Visando contrapor os eventos realizados pelos seus adversários da última semana, o prefeito José Carlos Moura, candidato do PT, promoveu uma grande carreata, neste domingo, com cerca de 500 carros e centenas de motos, agitando o final de semana na cidade.

Doação ilegal de gasolina no Posto Elefantinho. Isto dá cassação!

O movimento, marcado para as 9h da manhã, começou por volta da 7h, com carros de som e motoqueiros fazendo barulho por toda a cidade, o que resultou na apreensão de alguns veículos e prisão de motoqueiros, por infringirem o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre os candidatos, a Promotoria Eleitoral e a Justiça Eleitoral. Tanto os carros de som apreendidos, como os elementos presos, foram conduzidos pela PM ao Complexo Policial, mas acabaram sendo liberados no decorrer do dia. Há informações de que camisetas vermelhas que estavam sendo distribuídas, também foram apreendidas.

Candidato a prefeito de Itarantin

Em um posto de gasolina que fica a poucos metros do fórum local, a doação ilegal de gasolina foi feita de forma escancarada, à luz do dia, sob o comando de um certo secretário da prefeitura, que distribuía ticket’s de combustível para quem quisesse, segundo informações de populares, que ficaram estarrecidos diante de tanto desrespeito à lei. Foi preciso que o Ministério Público mandasse lacrar as bombas do posto de gasolina, para frear o ímpeto delituoso dos petistas.

Candidato a prefeito de Itororó

Outro fato que foi observado durante a carreta do PT, foi a presença maciça de veículos de outras localidades, como Itororó, Itambé, Maiquinique, Potiraguá, Itarantin, Iguaí e Ibicuí, alguns deles plotados com os nomes dos candidatos a prefeito e vereador dessas cidades, que, segundo a oposição, teriam comparecido à carreata em Itapetinga, através de um trabalho de mobilização regional organizada pelo Deputado Rosemberg Pinto, que teria prometido reciprocidade nos eventos do PT na região. As informações são de que esses veículos também teriam sido abastecido pela prefeitura de Itapetinga e seus condutores generosamente remunerados.

Motoqueiros enfrentaram a lama nas ruas da Vila Riacão

Segundo relatos de motoristas e motoqueiros que participaram da carreata, houve distribuição de gasolina e dinheiro para quem quisesse participar da carreata petista, o que deve ensejar diversas representações eleitorais contra os candidatos da coligação petista, tanto pelos se opositores, quanto pelo próprio Ministério Público Eleitoral, que de tudo teve ciência e adotou algumas medidas para cessar o efeito das irregularidades manifestamente praticadas. Os crimes previstos na Lei Eleitoral para estes casos são de Captação Ilegal de Sufrágio e Abuso do Poder Econômico, com penalidades que vão desde a cassação do registro ou do diploma do candidato, até a cassação do mandato eletivo.

Candidata de Itororó

Como resultado da  sua ‘grande carreata’, o prefeito colheu apenas os olhares de desconfiança da população e pouquíssimas manifestações de apoio à sua candidatura. Nas Vilas, onde a presença do candidato do PT não é bem vista, foi necessário a mobilização de ‘batedores’ e ‘seguranças’ em volta do carro do prefeito, o que não evitou algumas manifestações de protesto. Entretanto, o que marcou mesmo a festança do prefeito Zé Carlos e seu vice Alécio Chaves, foi a indiferença da população.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!