Edilson Porto é candidato a vereador pelo PSB

Nascido em Itapetinga de família humilde em 14/09/1973, sou filho de pais que se separaram quando tinha apenas 8 anos. Com mais 4 irmãos, fiquei sob os cuidados da bisavó e avó, até 12 anos, idade em que comecei a trabalhar em serraria como ajudante de marceneiro, lixando portas, tamboretes e janelas, para garantir meu sustento, ofício que despertou o gosto pelo trabalho digno e honesto. Aos 13 anos fui trabalhar na feira, pegando frete e ajudante de barraca de verduras até os 15 anos. Passei a ser ajudante de pedreiro aos 17. Com a morte de minha bisavó em 18 de agosto 1992, fui para São Paulo, onde cheguei no dia 03 de outubro do mesmo ano, e trabalhei como vendedor ambulante e segurança. Retornei para Itapetinga em 1998, comecei a trabalhar como Agente de Endemias de Combate a Dengue e Febre Amarela, atividade que desenvolvi até 2003. Neste período busquei, junto aos meus colegas melhores condições de trabalho e salario para os agentes. Iniciei um movimento grevista onde reivindiquei os direitos da categoria junto com os colegas , pois o salários eram constantemente atrasados deixando aqueles trabalhadores em situações de extremo sofrimento. Com determinação, coragem e sabedoria divina conquistamos a vitória da categoria após 15 dias de paralisação. A luta da categoria conseguiu receber uma parte dos salários atrasado na época.
O fato do enfraquecimento do movimento grevista, quando alguns dos colegas desistiram da luta, me desanimou e fez com que desistisse do movimento e do ofício de agente de endemias, que entre outras coisas precisava também de correção salarial além de melhores condições de trabalho que beneficiaram também a população.
Desistir não é meu forte. Retroceder as vezes é preciso, desistir nunca. Logo em seguida retornei a São Paulo, onde passei 90 dias e retornei. Itapetinga é minha terra, minha gente, meu canto. Uma nova proposta de emprego surgia e com ela a oportunidade de estar entre os meus. Agora eu seria auxiliar gráfico e o fiz com afinco por por 6 meses. Em seguida fui trocar novas experiências como instrutor de informática e técnico de gravação em um stúdio de gravações. Em 2004 retornei a São Paulo, novamente a necessidade de sobrevivência me tirava de perto da minha família. Lá trabalhei como pintor predial. Mas a inquietação me perseguia e mais uma vez o desejo de estar com a minha gente era maior e o retorna a Itapetinga graças a Deus me trouxe de volta em 2005. De volta, trabalhei como auxiliar de técnico em telecomunicações e operador de transportes na Mercúrio(TNT) até 2008. Ainda em 2008 trabalhei como prestador de serviço nos Correios em Itapetinga nossa cidade. Com o fim do contrato, a luta operária continuava, agora eu seria Técnico em Laboratório na Fosfocal.
Agora começo a escrever um novo capítulo da minha história, quase trágico. Desta empresa, tive que me afastar devido a irresponsabilidade do contador da empresa que sumiu um documento que teria que apresentar ao INSS após um acidente automobilístico que sofri durante o percurso para meu local de trabalho na BA-263. A minha recuperação durou o longo período de 1 ano e 6 meses. Foi neste momento onde pude conhecer os meus verdadeiros amigos. Mas Deus não desampara aqueles que verdadeiramente crer, quem me conhece sabe que nunca deixei de sentir o mover dele em minha vida e Ele me permitiu voltar a ativa.

E em 2011 votei a trabalhar, coisa que amo fazer, agora como promotor de vendas, em uma loja do ramo de material de construção.
Minha vida acadêmica começou como a de qualquer cidadão de origem humilde. Na Escola Dom Pedro II, da 1ª a 4ª série, fez a 5ª série no Centro Educacional Alfredo Dutra fiquei sem estudar por 9 anos para ajudar minha avó com as despesas da casa. No meu tempo o menor só não podia não saber, o que era honra, dignidade, respeito a família e lealdade. Trabalhar podia. E eu, ainda menor, trabalhei. Retornei aos estudos em 1998, fazendo da 6ª a 8ª série no Colégio Polivalente, conclui o Ensino Médio no CEAD em 2003.
Durante todo esse percurso de minha vida, fui movido por uma incansável busca por melhoria para toda a minha volta este sempre foi propósito meu. Fui um dos militantes do PT por 11 anos em Itapetinga, hoje, por não concordar com os rumos tomados pelo partido, que não prova visar benefícios para o povo de Itapetinga, encabecei a lista dos que solicitaram a desfiliação do partido em 2009.
Tudo o que tenho, foi conquistado com muito esforço e suor e sobretudo muita fé em Deus e a Jesus Cristo, que em 1º lugar esteve sempre me guardando e me guiando, não posso esquecer a minha avó Neda e bisavó Quelemência, a minha amada e nunca esquecida dona Quelé que me ensinaram os princípios que norteiam a vida de um homem de bem. Elas me ensinaram que a melhor coisa que o homem tem é seu nome e que é dever do cidadão zelar pelo seu próprio nome, não ter medo de sua própria sombra, conquistar o que quer com o suor de seu próprio rosto, pois o trabalho dignifica o homem.
É hora de fazer justiça a pessoas que não faziam parte da minha família, mas que ajudaram a moldar o meu caráter: Os meus professores, a todos vocês mestres estimados o meu muito obrigado. Posso não conseguir fazer muito por vocês, mas tenham certeza que a categoria vai ser lembrada com honra em meus projetos.

Faço minhas as palavras do líder pacifista Mahatma Ghandi, quando pediram a ele uma mensagem para o povo: “ Não tenho mensagens, faço da minha vida uma mensagem.”

Compartilhe em suas redes sociais!